South Summit coloca o Vale no mapa global da inovação

EVENTO GLOBAL

South Summit coloca o Vale no mapa global da inovação

Parque tecnológico da Univates, Syntalgae e Vibee Unimed estão entre as iniciativas apresentadas durante o evento na capital. Exposição aproxima empresários locais e investidores estrangeiros

Por

Atualizado quinta-feira,
30 de Março de 2023 às 08:22

South Summit coloca o Vale no mapa global da inovação
Evento de inovação na capital espera atrair mais de 20 mil visitantes. Iniciativas do Vale integram programação. Crédito: Divulgação
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Estimular conexões entre startups, empresas e fundos de investimento globais para gerar negócios. Esse é o objetivo do South Summit, evento internacional criado há dez anos e que pela segunda vez ocorre no RS.

A edição deste ano iniciou ontem e já aponta para números superiores aos de 2022. As inscrições duplicaram e, ao todo, foram mais de 2 mil startups inscritas. Entre as 47 finalistas, 31 são brasileiras e 16 internacionais. Com expectativa de atrair mais de 20 mil visitantes, a programação no Cais Mauá, em Porto Alegre, segue até amanhã, 31.

O evento também oportuniza a inclusão do Vale do Taquari no mapa global da inovação. Com presença por meio do parque científico e tecnológico da Univates, o Tecnovates, startups locais compartilham suas iniciativas e se apresentam ao mercado. Há ainda, a parceria da Scapini Transportes em ações da Fetransul com dirigível que sobrevoa a região metropolitana.

De acordo com a coordenadora do Tecnovates, Cristiani Reimers, no primeiro dia do evento milhares de pessoas circularam pelos espaços. “Estamos juntos das demais universidades do RS, com a divulgação das empresas e ações para ampliar a rede de relacionamentos.”

Comitiva da Univates marca presença no South Summit Brazil, em Porto Alegre. Crédito: Divulgação

Cristiani considera impactante o número de participantes em busca de conhecimento e inovação. “O Tecnovates é um dos atores que movimentam o ecossistema de inovação de Lajeado e do Vale do Taquari. Precisamos dessa visibilidade e interação com os demais parques tecnológicos, residentes e parceiros”, pontua.

Outra iniciativa inclui Univates, Syntalgae e Vibee Unimed em um guia sobre a inovação do RS. Durante o South Summit Brasil será apresentado o conteúdo produzido até o momento. A ideia é lançar uma publicação com versões digital e impressa.

Palestrante do Vale

Giseli Buffon é CEO da Syntalgae e participa do painel “Impactos de investimentos públicos em inovação e empreendedorismo”. A atividade ocorre hoje às 9h30min, no espaço RS Innovation Stage, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e Sebrae.

Incubada no parque tecnológico da Univates, a empresa emergente disponibiliza microalgas para substituir produtos convencionais. A Syntalgae também se destaca também por ter duas fundadoras mulheres em um estado onde apenas 17,5% das startups são criadas por integrantes do sexo feminino, conforme levantamento da Associação Brasileira de Startups, em 2022.

Por meio de mentorias, apoio de órgãos governamentais, aceleradoras e hubs de inovação, relata que aprendeu a linguagem empreendedora. “Hoje, nosso maior desafio é mostrar que nossa tecnologia é realmente disruptiva, que vamos conquistar diferentes mercados e que temos conhecimento e parceiros estratégicos para fazer isso acontecer”, afirma.

Dirigível alerta sobre transporte e inovação

Aeronave contratada pela Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul (Fetransul) busca estabelecer correlação entre os conceitos de tecnologia e inovação com os modais logísticos. Entre as empresas parceiras do projeto está a Scapini Transportes, de Lajeado.

“A gente quer validar o dirigível no ramo. A ideia é mostrar como o transporte e seus modais impulsionam o mundo e a inovação. É a primeira viagem dessa aeronave”, destaca o CEO do Grupo Scapini. O gestor enaltece a estruturação no South Summit em todos os meios logísticos.

Conforme Scapini, a Fetransul também vai promover palestras e debates em um barco. O Catamarã Viva Guaíba está atracado no Cais Embarcadero. No local, empresários do transporte, startups e empresas com foco em tecnologia e inovação vão compartilhar ideias para desenvolver o setor.

Acompanhe
nossas
redes sociais