Saiba quais são os “campeões” de incidência na malha fina  

IMPOSTO DE RENDA

Saiba quais são os “campeões” de incidência na malha fina  

Opção pela declaração pré-preenchida, uma das novidades deste ano, reduz a chance de retenção na malha fiscal, explica delegado regional da Receita Federal

Saiba quais são os “campeões” de incidência na malha fina  
Eduardo Godoy Correa, delegado regional da Receita Federal (Foto: Divulgação)

Em entrevista ao programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, nesta quinta-feira, 23, o delegado regional da Receita Federal, Eduardo Godoy Correa, revela quais são os dois “campeões” de incidência na malha fina.

A omissão de rendimento e a despesa médica não declarada no imposto de renda são os parâmetros mais recorrentes que causam a retenção. Conforme Correa, a declaração pré-preenchida, uma das novidades deste ano, reduz a chance de malha fiscal. A opção importará de forma automática as informações como gastos médicos, carnê do leão, imóveis, doações e criptoativos. No entanto, no caso de despesas médicas, pode ser que algumas não apareçam, a depender do lançamento no sistema pelo consultório.

LEIA MAIS: Receita Federal espera mais de 85 mil declarações do Vale

Quem optar por esta modalidade pode também escolher a restituição via PIX, com a chave do CPF. Desta forma, terá prioridade no recebimento. Essa é uma das novidades do Imposto de Renda, apresentadas pela Receita Federal para este ano. Para ter acesso à ferramenta é preciso ter conta nível ouro ou prata no gov.br.

A Receita Federal espera mais de 85 mil declarações no Vale. Pelo menos 7,8 mil a mais em relação ao ano passado. Entre as cidades com maior número de declarantes está Lajeado, com estimativa de 27,2 mil, ante 25,9 mil registrados em 2022.

Assista a entrevista na íntegra

 

Acompanhe
nossas
redes sociais