Saiba quais são os “campeões” de incidência na malha fina  

IMPOSTO DE RENDA

Saiba quais são os “campeões” de incidência na malha fina  

Opção pela declaração pré-preenchida, uma das novidades deste ano, reduz a chance de retenção na malha fiscal, explica delegado regional da Receita Federal

Por

Atualizado quinta-feira,
23 de Março de 2023 às 14:31

Saiba quais são os “campeões” de incidência na malha fina  
Eduardo Godoy Correa, delegado regional da Receita Federal (Foto: Divulgação)

Em entrevista ao programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, nesta quinta-feira, 23, o delegado regional da Receita Federal, Eduardo Godoy Correa, revela quais são os dois “campeões” de incidência na malha fina.

A omissão de rendimento e a despesa médica não declarada no imposto de renda são os parâmetros mais recorrentes que causam a retenção. Conforme Correa, a declaração pré-preenchida, uma das novidades deste ano, reduz a chance de malha fiscal. A opção importará de forma automática as informações como gastos médicos, carnê do leão, imóveis, doações e criptoativos. No entanto, no caso de despesas médicas, pode ser que algumas não apareçam, a depender do lançamento no sistema pelo consultório.

LEIA MAIS: Receita Federal espera mais de 85 mil declarações do Vale

Quem optar por esta modalidade pode também escolher a restituição via PIX, com a chave do CPF. Desta forma, terá prioridade no recebimento. Essa é uma das novidades do Imposto de Renda, apresentadas pela Receita Federal para este ano. Para ter acesso à ferramenta é preciso ter conta nível ouro ou prata no gov.br.

A Receita Federal espera mais de 85 mil declarações no Vale. Pelo menos 7,8 mil a mais em relação ao ano passado. Entre as cidades com maior número de declarantes está Lajeado, com estimativa de 27,2 mil, ante 25,9 mil registrados em 2022.

Assista a entrevista na íntegra

 

Acompanhe
nossas
redes sociais