Consórcio prepara estudo sobre concessão do Parque Histórico

PONTO TURÍSTICO

Consórcio prepara estudo sobre concessão do Parque Histórico

Empresas de Santa Maria e de Porto Alegre se juntam para modelar parceria público-privada. Prazo para conclusão é de 120 dias. Governo projeta licitação para o segundo semestre deste ano

Por

Atualizado quarta-feira,
22 de Março de 2023 às 13:47

Consórcio prepara estudo sobre concessão do Parque Histórico
Hoje, manutenção e cuidados do espaço cabe ao município. Concessão terá duração de 20 anos. Crédito: Mateus Souza
Lajeado

Um consórcio formado por duas empresas fará a modelagem da parceria público-privada (PPP) para a concessão do Parque Histórico. A definição ocorreu após a abertura do chamamento de manifestação de interesse por parte do município. Agora, a intenção é avançar na proposta e abrir licitação ainda este ano.

A Urbanes Empreendimentos, de Santa Maria, e a ALR Treinamento e Consultoria Empresarial, de Porto Alegre se juntaram e formam o Consórcio Parque Histórico. Ambas atenderam aos requisitos e foram autorizadas a iniciar os estudos. O aval partiu do Grupo de Trabalho Executivo, composto por cinco pessoas.

Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker, que também integra o grupo, o consórcio terá 120 dias para apresentar os estudos de viabilidade econômico/financeira e de engenharia do parque. O prazo inicia a partir da validação do processo, que está na procuradoria-geral do município.

“Primeiro, trouxeram ideias gerais para se habilitarem. Agora, vão para uma especificação, pois precisam mostrar de que forma seria a administração do parque, quais os investimentos necessários. Elas não estão fazendo um favor, tem que enxergar nisso uma situação onde se tenha capacidade de retorno”, salienta.

LEIA TAMBÉM: Governo de Lajeado aguarda estudos para avançar na concessão do Parque Histórico

Prazo da concessão

Com base nos estudos detalhados apresentados pelo consórcio, o município vai preparar a licitação. Bücker acredita que a concorrência sai ainda no segundo semestre. “Com as adequações necessárias, creio que a gente consiga, até o fim do ano, estar com tudo encaminhado e a empresa definida”, projeta.

A princípio, o período de concessão do Parque Histórico será de 20 anos. Bücker lembra que parcerias nesse sentido, como a PPP da iluminação pública, também são mais “demoradas” justamente para que o processo esteja de acordo.

Inaugurado em 2002, o Parque Histórico é considerado um dos principais pontos turísticos de Lajeado. Em uma área de 20 mil metros quadrados, é um espaço cultural e turístico com 18 casas em estilo enxaimel. Muitas delas, hoje, estão desocupadas. Há tempos, existem discussões sobre um melhor aproveitamento da área.

Acompanhe
nossas
redes sociais