Governo de Lajeado aguarda estudos para avançar na concessão do Parque Histórico

FUTURO DA ATRAÇÃO TURÍSTICA

Governo de Lajeado aguarda estudos para avançar na concessão do Parque Histórico

Procedimento aberto este mês possibilita a participação de empresas, que irão opinar nos aspectos técnico, econômico-financeiro e jurídico antes da abertura do edital. Ideia é qualificar gestão e explorar potencial turístico do espaço

Por

Atualizado sábado,
28 de Janeiro de 2023 às 07:53

Governo de Lajeado aguarda estudos para avançar na concessão do Parque Histórico
Crédito: Mateus Souza
Lajeado

Localizado numa área nobre da cidade e com grande potencial turístico, o Parque Histórico está em processo de concessão à iniciativa privada. Um procedimento de manifestação de interesse foi aberto pelo Executivo, com o objetivo de receber estudos de viabilidade por parte de empresas. A ideia é aproveitar as sugestões antes de elaborar o edital de concorrência.

A concessão do espaço, localizado no bairro Alto do Parque, é debatida desde a primeira gestão do prefeito Marcelo Caumo e ganhou força nos últimos anos. Houve, inclusive, a visita de uma empresa especializada ao local, mas as tratativas não avançaram na ocasião. A intenção é finalizar o processo neste ano.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker, qualquer empresa pode participar, desde que tenha a qualificação necessária para a apresentação desses estudos. “Aí, o município avalia qual a melhor proposta. E pode fazer uma considerando partes de todas as que foram apresentadas”, salienta.

São três estudos a serem entregues nesse processo: técnico, econômico-financeiro e jurídico para a gestão, operação e manutenção do parque, seja em concessão ou em formato de parceria público-privada (PPP). “As empresas apresentam ideias e, a partir disso, preparamos o edital”, comenta Bücker. O prazo vai até 8 de fevereiro.

Referência

Há alguns anos, o Executivo aponta a necessidade de investimentos e de um novo modelo de gestão ao Parque Histórico, com o objetivo de uma melhor vocação para o lazer, turismo e a cultura. Bücker ressalta que o Parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis, serve de referência para o município neste processo.

“Eles têm a colonização alemã como pano de fundo e exploram o turismo em uma concessão de 20 anos. Nossa ideia é seguir esse exemplo”, pontua. A empresa responsável pela gestão, inclusive, esteve em Lajeado ano passado, onde apresentou detalhes do projeto.

São 18 casas existentes no Parque Histórico, no estilo enxaimel, em área de 20 mil metros quadrados. Muitas estão desocupadas. Crédito: Mateus Souza

Locação de espaços

Idealizado na década de 1990 pelo então secretário de Cultura e Turismo de Lajeado, Waldemar Richter, o Parque Histórico foi inaugurado em 8 de novembro de 2002, durante o terceiro mandato do ex-prefeito Cláudio Schumacher. Em uma área de 20 mil metros quadrados, é um espaço cultural e turístico considerado subaproveitado pela comunidade.

São 18 casas existentes no Parque Histórico, no estilo enxaimel. Muitas estão desocupadas. Entre as locadoras que operam com frequência, está o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), da Amturvales, que funciona todos os dias na entrada do parque. Também, desde maio de 2021, funciona uma cafeteria, que abre apenas aos fins de semana e feriados.

Proprietária do estabelecimento, Cristiane Kreutz destaca que movimento de clientes costuma cair no período de férias, mas no decorrer do ano, a procura é satisfatória. “O parque é lindo e as pessoas gostam de vir aqui, mesmo em dias de chuva. Inclusive, muitos são de fora,” revela a empreendedora, que acredita ser necessário um melhor aproveitamento do parque para aproveitar o seu potencial.

Acompanhe
nossas
redes sociais