Sesc Lajeado lança 1º Circuito Cinema Brasileiro

CULTURA

Sesc Lajeado lança 1º Circuito Cinema Brasileiro

Projeto exibe filmes nacionais aos municípios, com estrutura ao ar livre e entrada gratuita

Por

Sesc Lajeado lança 1º Circuito Cinema Brasileiro
Além de levar produções audiovisuais nacionais aos municípios, Sesc também busca retomar o clube de cinema da instituição. Crédito: Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Aproximar as cidades do cinema e resgatar a cultura dos filmes nacionais é o objetivo do 1º Circuito Cinema Brasileiro, do Sesc Lajeado. As produções terão circulação em maio e mais duas edições devem ser organizadas este ano. As inscrições do município, escolas e grupos interessados em receber a estrutura da exibição ao ar livre estão abertas.

O circuito integra as 31 cidades atendidas pelo Sesc e oferece um acervo de mais de 100 filmes nacionais. Entre eles, produções de temáticas como LGBTQIA+, histórias das favelas, política, e outras mais conhecidas como Tropa de Elite e O Homem do Futuro. O catálogo da instituição também possui filmes do Vale do Taquari, como o documentário Bandoneando: A busca pelos bandoneonistas negros da Campanha Gaúcha, que resgata a importante contribuição de músicos negros para o desenvolvimento do bandoneon na cultura brasileira.

Entre os filmes disponíveis no acervo do Sesc, está o documentário Bandoneando – A busca pelos bandoneonistas negros da Campanha Gaúcha, com produtores do Vale do Taquari. Crédito: Reprodução

Para participar

Os interessados em fazer parte do Circuito Cinema Brasileiro podem entrar em contato com o Sesc pelo telefone (51) 3714-2266 ou (51) 98921-8370. O custo é de R$ 2,5 mil para os municípios e instituições interessadas. A estrutura conta com tela inflável de 8m x 5x, material de projeção e sonorização integrada. O projeto também conta com acompanhamento técnico, acervo de filmes brasileiros licenciados para escolha antecipada e transporte de equipamentos incluso.

“A nossa ideia é fazer com que o mês de maio seja o mês do cinema”, destaca o coordenador de cultura do Sesc, Jewe Mariani. No fim do ano, entre setembro e novembro, novas edições do circuito devem ser organizadas.

Retorno dos clubes de cinema

Mariani ainda recorda que existia no município um clube de cinema que se perdeu com o tempo. Ele era organizado na instituição, para pessoas que se reuniam uma vez por mês para assistir os lançamentos, sem custo.

Agora, a ideia é retomar o clube e selecionar um dia da semana para ser o “dia do cinema”, com a divulgação das exibições por meio de um grupo no WhatsApp.

“Queremos incentivar e fazer com que as pessoas tomem gosto por essa área”, diz Mariani. Quem quiser participar do grupo pode entrar em contato com a instituição.

Acompanhe
nossas
redes sociais