Obras de calçada às margens do Taquari entram na reta final

REVITALIZAÇÃO DA ORLA

Obras de calçada às margens do Taquari entram na reta final

Novo trecho faz parte da reconstrução da orla do rio, iniciada a partir do Porto dos Bruder. Investimento conta com recursos de programa estadual. Estrutura resistiu a duas enchentes no ano passado

Por

Obras de calçada às margens do Taquari entram na reta final
Máquinas trabalham na preparação do trecho que vai receber a calçada de passeio da orla. Crédito: Mateus Souza
Lajeado

As obras de extensão da orla do Rio Taquari avançam para a etapa final. O trecho que inicia nas imediações do Porto dos Bruder e se estende até o antigo Armazém do Ferrari terá quase um quilômetro de uma nova pista de caminhada e de lazer da população. A tendência é de que os trabalhos fiquem prontos ainda no primeiro semestre.

Iniciadas em outubro do ano passado, as obras também contemplam duas rampas de acesso à rua Osvaldo Aranha e também uma estrutura de pedras às margens do rio. O governo municipal investe R$ 2,8 milhões na estrutura, que também recebeu R$ 1,2 milhão do Estado, por meio do programa Avançar no Turismo.

Conforme o secretário municipal de Obras, Fabiano Bergmann, foi concluída a colocação das pedras brutas, parte mais complexa do projeto. “Agora, vamos para a colocação da camada, que é um pouco menor. Ficará uns 20 centímetros acima das pedras. E a compactação do concreto será a última etapa”, salienta.

Para viabilizar a obra, também foi firmada uma parceria sem custos ao município, segundo o secretário. “Ganhamos as pedras de uma loteadora. E os trabalhos correram muito bem, sem maiores problemas, e foram além da nossa expectativa”, comenta Bergmann.

Resistência às enchentes

Uma das preocupações do governo de Lajeado era com relação às enchentes do Rio Taquari, pois havia o risco de impactar na construção da nova orla. As duas cheias ocorridas ano passado, lembra Bergmann, não causaram avarias na estrutura, o que motivou a continuidade da obra até o fim da Osvaldo Aranha.

“As rochas foram testadas naquelas duas enchentes de médio porte, uma de 20 metros e outra de 21 metros e meio. Se houvesse algum problema, seria uma surpresa desagradável. Mas elas resistiram bem. Então o governo abriu licitação e avançamos”, frisa.

De frente para o Rio

A restauração da orla do Rio Taquari soma-se a uma série de movimentos que buscam aproximar a população das origens do município de Lajeado. A criação do Parque Ney Santos Arruda é um exemplo de investimento que tem atraído cada vez mais pessoas ao local. “Na primeira etapa da construção da calçada de passeio na orla já vimos o tamanho da procura. Até pessoas de fora vinham visitar a margem do Rio Taquari. Isso deu muito certo. Agora estamos engatando o trecho novo com o centro velho”.

Acompanhe
nossas
redes sociais