Forma Arquitetura mostra como empreender pode tocar as pessoas e as comunidades

Lajeado Empreendedora

Forma Arquitetura mostra como empreender pode tocar as pessoas e as comunidades

Criado em 2005, por Francéli Ferreira, escritório ajudou a moldar nova paisagem de Lajeado, assim como contribuiu como diversas outras cidades do Brasil e do mundo

Por

Atualizado terça-feira,
14 de Março de 2023 às 09:32

Forma Arquitetura mostra como empreender pode tocar as pessoas e as comunidades
Francéli Ferreira lidera a Forma Arquitetura, escritório responsável por criar diversas edificações em Lajeado. (FOTO: J. J. Silva)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O empreendedorismo tem o poder de tocar as pessoas, influenciar a sociedade e marcar as comunidades. A Forma Arquitetura, criada em Lajeado no ano de 2005, é um exemplo disso. Idealizado por Francéli Ferreira, o escritório se tornou uma referência para criações corporativas, assim como para a paisagem não só de Lajeado, mas de diversos pontos do Brasil e do mundo – como na cidade de Lisboa, em Portugal.

Essa jornada, todavia, começou de forma bem diferente. Natural de Venâncio Aires, Francéli cresceu com o desejo de se tornar dentista. Foi durante uma visita à Feira de Profissões que conheceu o curso de Arquitetura. A paixão pela área foi instantânea, mas havia um percalço: a falta desse curso nas universidades da região. Essa realidade mudou enquanto Francéli ainda cursava o Ensino Médio, no final dos anos 1990. “Fui da primeira turma de arquitetura da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). O curso começou em 1999 e me formei no final de 2003”, lembra.

O início da sua jornada foi na área de interiores em uma empresa de móveis sob medida que atendia Lajeado. Logo depois da formatura, Francéli iniciou um mestrado em Santa Maria. No fim da especialização, foi chamada para dar aulas na UNISC e na Univates. Ela também percebeu que era hora de organizar um negócio para ajudar a potencializar os projetos que começou a abraçar. Para ajudar, chamou a ex-colega de mestrado, Michele Lindemann, para iniciar a Forma, uma parceria que durou dois anos.

A partir de 2007, Francéli liderou a operação sozinha, quando desenvolveu prédios por toda a cidade, inclusive onde hoje fica a sede da empresa, no Edifício Hickmann Select, na Av. Benjamin Constant. “Nesse processo, comecei uma pós-graduação em interiores, em Passo Fundo. Foi onde conheci a Carine Reiter, que viria ser minha nova sócia”, explica.

No decorrer de sua jornada empreendedora, surgiu o Frame Café e Bistrô, que ela lidera ao lado do marido, Dario Delavald. Os espaços posicionados no prédio foram idealizados por ela e se tornaram referência na cidade. “Sempre fiz meus trabalhos para as pessoas ou para mim. Foi uma gratificação pessoal muito grande ter feito esse espaço”, analisa.

Hoje, a Forma está com mais projetos fora de Lajeado do que na cidade, fruto de construções que se tornaram referência nacional, como o crematório do Grupo Diersmann. “Acho muito legal eternizar edificações e lugares na cidade que a gente vive. Mais: ver meus dois filhos reconhecerem e comentarem”, conclui Francéli, um exemplo de como empreender gera resultados e constrói um legado.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais