Uma agência (ainda) isolada

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Uma agência (ainda) isolada

Por

Atualizado sábado,
11 de Março de 2023 às 09:28

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Cristiano Zanin. Crédito: Divulgação

A saída do Diretor Executivo da Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil), Cristiano Zanin, precisa ligar um alerta no instigante movimento Pro_Move Lajeado. A contratação do agente não foi um processo simples. Pelo contrário.

A escolha envolveu grupos de trabalho e intensas sabatinas com ele e outros interessados. Ou seja, Zanin precisou comprovar a aptidão necessária para iniciar, em maio de 2021, essa importante missão.

LEIA TAMBÉM: Cristiano Zanin deixa a Agil

Dito isso, é preocupante o fato dele abrir mão da disputada e bem conceituada vaga para assumir uma função administrativa na Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. A impressão, e eu não sou o único a pensar assim, é que ele desanimou com o andar lento da carruagem e partiu em busca de novos ares. E o “andar lento” pode ser resultado de um certo isolamento. Resumindo, falta suporte e apoio à Agil.


Grunewald aguarda novo julgamento

O prefeito de Forquetinha, Paulo Grunewald (PP), deve ser julgado ainda este ano pelo Tribunal Regional Eleitoral. Ele foi cassado em 1ª instância pela juíza Carmen Luíza Rosa Constante Barghouti, após denúncias de suposta utilização das estruturas do município em benefício da candidatura à reeleição, em 2020, com a contratação de cargos em comissão ou estagiários para angariar novos cabos eleitorais.

Por óbvio, o gestor recorreu e, nesta semana, o Ministério Público Eleitoral se manifestou. “Diante do exposto, tem-se que as provas angariadas na origem não são suficientes para caracterizar a prática de abuso de poder econômico e político”. Por fim, ele sugere ao TRE a “reforma da sentença” para “julgar totalmente improcedentes os pedidos iniciais”. Advogado responsável pela defesa do gestor, Fábio Gisch estima que o julgamento deste parecer pela absolvição ocorra em até seis meses. Ou seja, ainda em 2023. Aguardemos.


TIRO CURTO

• Em função da Assembleia Estadual da Famurs, que ocorre nos dias 13, 14 e 15 de março, a Assembleia Geral da Amturvales foi reagendada para o dia 16 de março, às 16h30min, no Auditório Itália da prefeitura de Encantado. Na ocasião, será escolhida a nova diretoria. E tudo indica para a escolha de Charles Rossner como o novo presidente da entidade. Hoje, ele é o vice na gestão de Leandro Arenhart, que deixa a função após quatro anos de um importante mandato.

• Já no dia 19 de março, às 18h, na sede do Sicredi Região dos Vales, em Encantado, será lançada a nova identidade visual do Cristo Protetor e do complexo turístico no entorno.

• Em Estrela, Silas Alves (PL) foi confirmado na vaga do vereador Adriano Scheeren (PL), que assume diretoria na nova Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. Mas o novo parlamentar não deve ficar muito tempo no plenário. Dentro de alguns meses, ele deverá dar espaço para o suplente Gersinho (PL).

• A coordenação regional do PT no Vale do Taquari anuncia uma plenária de “alinhamento, articulação e organização política sobre como capitalizar as ações do governo federal em nossos municípios”. O encontro ocorre neste sábado, dia 11, a partir das 9h30min, na câmara de vereadores de Taquari. Foram convocados os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores petistas da região dos Vales e da Região Carbonífera.

• Em 2018, o governo de Lajeado possuía cerca de 1,6 mil imóveis. E, de acordo com o valor venal dos imóveis – que já estavam bastante defasados –, a administração municipal contabilizava mais de R$ 600 milhões com esses terrenos, áreas verdes e benfeitorias. Uma cifra que, diga-se de passagem, aumenta ano após ano.

Acompanhe
nossas
redes sociais