Leandro Arenhart deixa a Amturvales

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Leandro Arenhart deixa a Amturvales

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

À frente da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales) há quatro anos, o presidente Leandro Arenhart vai deixar a presidência nos próximos dias. A assembleia para escolha do novo presidente ocorre na próxima quinta-feira, dia 16, em Encantado. Atual vice-presidente da entidade, Charles Rossner – que também é Secretário de Turismo de Encantado – é o mais cotado para assumir a vaga. E o compromisso é grande.

Arenhart conduziu com excelência a missão e deu sequência ao bom trabalho já desempenhado pelo seu antecessor, Rafael Fontana. Eles assumiram a Amturvales com menos de 20 associados. E hoje já são 36 municípios. Afora todas as conquistas recentes, como o Trem dos Vales e os novos roteiros.

Mas, e muito além do passeio pelas ferrovias da região, a dupla conseguiu implantar uma nova agenda no Vale do Taquari, despertando o empreendedor para o potencial turístico dos municípios. E isso começou antes do Cristo Protetor.


Licitação da EEEF Carlos Fett Filho

A empresa Grafite Construções, com sede em Encantado, venceu o processo licitatório para a construção de um novo bloco na Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Fett Filho, localizada na Cohab/Moinhos, em Lajeado. O contrato é próximo de R$ 2,7 milhões.

É uma novela antiga. Mas está próxima de um final feliz. E os últimos movimentos só ocorreram por intermédio do vereador e engenheiro da prefeitura de Lajeado, Isidoro Fornari, e do Chefe de Gabinete da Casa Civil do Estado, Jonatan Brönstrup. Agora é torcer para o contrato ser assinado e iniciar as obras.


TIRO CURTO

• Ex-prefeito de Taquari, ex-presidente da Famurs, e candidato a deputado estadual em 2022, Maneco Hassen (PT) vai representar o presidente Lula no maior evento municipalista do Rio Grande do Sul: a Assembleia de Verão da Famurs, que ocorre entre os dias 13 e 15 de março na Saba, em Xangri-lá.

• Ainda sobre o PT, a suplente Eloede Conzatti assumiu cadeira na câmara de vereadores de Lajeado. Ela ocupa a vaga do titular Sérgio Kniphoff pelas próximas duas semanas.

• Vereador de Lajeado, Lorival Silveira (PP) está preocupado com o aumento no número de dependentes de drogas ocupando espaços públicos. Além do problema de saúde, há preocupação com a segurança de terceiros.

• Também em Lajeado, a vereadora Ana da Apama (MDB) protocolou projeto de lei para proibir a comercialização e administração de medicamentos e vacinas “anti-cio” para cães e gatos.

• A câmara de Imigrante acolheu o parecer do Tribunal de Contas do Estado e aprovou as contas do ex-prefeito Celso Kaplan (PP), referentes ao exercício de 2020.

• Em Encantado, os agentes públicos acertam em cheio ao investirem na ampliação da ciclovia às margens da ERS-129, na localidade de Lajeadinho, no trecho entre o Santuário Nossa Senhora de Fátima e a ponte que liga com o município de Roca Sales.

• O presidente Lula cumpriu uma promessa de campanha e assinou o projeto de lei que institui a lei de igualdade salarial entre mulheres e homens. Um assunto espinhoso, e que dificilmente será solucionado com uma simples lei, ou uma “canetada”. Mas algo precisa ser feito para diminuir as discrepâncias que, no Brasil, atingem índices bem superiores à média mundial.

• A EGR promete uma rótula no acesso ao Boa União, em Estrela, e o alargamento do viaduto sobre a BR-386. São dois grandes investimentos em uma município distante de qualquer praça de pedágio. Logo, o anúncio deve gerar ciúmes entre gestores de cidades mais impactadas com as praças de pedágio. E vamos combinar: é difícil acreditar na consolidação dessas obras.

• Guilherme Engster (PDT) já passou pelo governo de Lajeado, na gestão de Luís Fernando Schmidt (PT), pelo governo de Estrela, nas gestões de Rafael Mallmann (MDB) e Elmar Schneider, e agora assume a Secretaria de Indústria e Comércio de Teutônia, sob o comando do prefeito Celso Forneck (PDT). Definitivamente, ele possui bom trânsito entre diferentes partidos e ideologias.

Acompanhe
nossas
redes sociais