“Teatro é mais do que entretenimento”

ABRE ASPAS

“Teatro é mais do que entretenimento”

Carla Saticq, 38, é atriz e arte educadora. Durante o Natal, integra a equipe da Trupe do Noel. Mas ao longo do ano o trabalho não para. Professora de teatro em Forquetinha, Carla também dá vida à personagem Viola Viajante

Por

“Teatro é mais do que entretenimento”

Como começou sua história com o teatro?

Minha história com o teatro começou no ano de 2000 em Montenegro, onde eu morava, numa época onde não  havia teatro nas escolas. Por isso, eu fazia oficinas teatrais num grupo local. Com o tempo passei a fazer parte do grupo e ali começou meu grande amor por essa arte. Desde então nunca mais parei. Em 2009 eu fui para o Rio de Janeiro e lá fiz vários cursos na área, incluindo tv e cinema, mas o Teatro ainda era minha grande paixão.

E como te tornou professora? O que te fez seguir a profissão?

Em 2012 voltei para o RS e entrei para o curso de licenciatura em teatro na UERGS, onde me formei oficialmente professora de Teatro, embora já trabalhasse com isso há algum tempo. Na faculdade também conheci meu marido, que se formou em música e depois disso já fizemos diversas parcerias artísticas unindo Teatro e Música.

Durante o Natal, você participa da Trupe do Noel. Mas ao longo do ano, quais são as outras atividades?

Como eu escrevo textos teatrais acabo me dedicando as temáticas que nossos contratantes solicitam. Também tenho outro trabalho voltado para o público infantil onde atuou durante todo ano, principalmente em eventos escolares e feiras literárias. O “Contos Contantes com Viola Viajante”, por exemplo, é um trabalho de contação de histórias envolvendo teatro, música e interação com o público com o objetivo de incentivar a leitura e o mundo lúdico às crianças e as
famílias como um todo.

Eu também trabalho como diretora teatral tendo dirigido o primeiro espetáculo itinerante da região, em Lajeado, com os integrantes do Centro de Cultura Alemã. Este trabalho foi realizado em 2019 no parque histórico, trazendo a história da chegada dos primeiros imigrantes alemães em nosso município. Foi um lindo trabalho de intensa pesquisa histórica, escrito e dirigido por mim.

E como surgiu a Viola Viajante?

A personagem Viola Viajante nasceu em 2017 como uma animação de aniversário, mas com o tempo e muita pesquisa envolvida, fui selecionando histórias, criando formas lúdicas e teatrais para contá-las, mergulhando cada vez mais no universo infantil e enfim o espetáculo nasceu. Hoje tenho um bom repertório de histórias onde elas são escolhidas conforme a faixa etária. Tendo um espetáculo específico para a educação infantil e os demais para crianças maiores, com histórias e temáticas que contemplam toda a família.

Hoje, o que o teatro significa na sua vida?

Eu sempre digo que Teatro pra mim é mais do que entretenimento, ele é uma ferramenta de amor, de cura e de transformação. O teatro, assim como toda a forma de arte tem o poder de alcançar dentro de nós lugares indescritíveis: de conhecimento, de entendimento, de profundidade. O teatro leva a magia e restabelece o sonho, nos faz pensar, refletir e muitas vezes agir. O teatro pra mim é vida.

Acompanhe
nossas
redes sociais