Apae conclui reforma de antiga escola e se muda para nova sede

CRUZEIRO DO SUL

Apae conclui reforma de antiga escola e se muda para nova sede

Imóvel e terreno abandonados desde 2009 no bairro São Gabriel foram cedidos pelo Estado

Por

Apae conclui reforma de antiga escola e se muda para nova sede
Direção fez a transferência definitiva para a nova sede e apresentou o espaço para a comunidade (Foto: Divulgação)
Cruzeiro do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A antiga escola estadual da localidade de São Gabriel agora é sede da Associação de Pais Amigos Excepcionais (Apae). A estrutura, na rua Laudinor Ervino Henz, desativada pelo Estado em 2009, foi repassada para a entidade ainda em 2021, por meio de uma cessão de uso. Desde então, a direção buscava recursos financeiros para reforma do prédio e adequação do terreno.

A direção usou a rede social para apresentar o espaço. Conforme o diretor Alberi Veiga da Silva, a reforma possibilita mais assistência e qualidade nos atendimentos em casa. Todos os valores foram captados em ações sociais, com o auxílio do fundo filantrópico do Sicredi e repasses da administração municipal.

Mais recente, um valor de R$ 7,2 mil foi utilizado na compra de portas, fechaduras, telas para cercas, tintas e materiais para garantir o acesso de cadeirantes. Esta foi a última etapa antes da transferência de local.

Desde então, a entidade atendia em espaço provisório no ginásio municipal de esportes Orlando Eckert, no Centro, junto à sala de dança. De 2012 a junho de 2021, a Apae ocupava um andar de um imóvel na rua Bento Gonçalves, cedido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

Após, em 2021 o imóvel em São Gabriel foi desapropriado pelo governo municipal e cedido à entidade que utiliza também o restante da área com cerca de quatro hectares para promover atividades pedagógicas e motoras às crianças atendidas. No prédio, foram executados investimentos na cozinha, banheiros, sala de atendimento e convivência.

Para manter as atividades, um termo de parceria foi aprovado na última sessão da câmara de vereadores, no qual autoriza o repasse mensal de R$ 8 mil à instituição. O governo auxilia a entidade com o pagamento mensal de profissionais como uma psicóloga e psicopedagoga, além de outras despesas para o atendimento de cerca de 35 crianças.

Acompanhe
nossas
redes sociais