A Mobília mostra como sonhar em empreender supera todas as limitações

Lajeado Empreendedora

A Mobília mostra como sonhar em empreender supera todas as limitações

Inaugurado em 1994, negócio nasceu como a realização do desejo de Vandro Künzel ter o próprio negócio - ainda que sem experiência para isso

Por

Atualizado sexta-feira,
24 de Fevereiro de 2023 às 17:22

A Mobília mostra como sonhar em empreender supera todas as limitações
Vandro Künzel lidera negócio criado em Lajeado e presente no Vale do Taquari, do Rio Pardo e em Montenegro. (FOTO: J. J. Silva)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Olhar para uma história empreendedora de sucesso faz todos pensarem que para um negócio chegar onde está foi necessário um plano elaborado ou uma motivação inspiradora. Nem sempre é assim. E a rede de lojas de móveis A Mobília é um exemplo disso. Afinal, a operação fundada em junho de 1994 foi criada por Vandro Künzel como a oportunidade de realizar o sonho de ter um negócio próprio.

Natural de Tamanduá, localidade que hoje pertence a Marques de Souza, Künzel é filho de pais que, entre tantas atividades, construíram na comunidade um pequeno comércio. Foi neste cenário empreendedor que ele e o irmão, César, cresceram. Contudo, antes de seguir esse caminho, Künzel sonhava em se tornar veterinário. Tanto é que estudou em Bento Gonçalves e se formou como técnico em agropecuária. Contudo, a jornada acadêmica teve que ser interrompida pela falta de condições.

Neste mesmo período, o irmão, com ampla experiência no setor de móveis, o convidou para iniciar um negócio: uma loja de móveis. “Eu não tinha nenhuma bagagem. Isso aconteceu muito mais pela vontade e desejo de fazer algo e de ter algo nosso. E aí a oportunidade que surgiu foi vender móveis. O conhecimento do meu irmão foi importantíssimo, porque ele tinha contato com os fornecedores”, recorda. 

Na esteira da abertura da operação, em julho de 1994, foi instituído o Real. A nova moeda estabilizou a economia e, segundo Künzel,  uma adaptação positiva ao mercado e o aumento no número de clientes. “Grande parte das situações que hoje se estabelecem na empresa foram por oportunidades. A oportunidade surgia e a gente apostava nisso. Se a gente está aberto, as oportunidades aparecem”, avalia.

O crescimento da tradicional operação, no bairro Americano, é um exemplo disso. O movimento para abrir as filiais é outro bom ponto que ilustra essa premissa. A primeira filial foi inaugurada em Estrela, no ano de 2006. Hoje, A Mobília conta com unidades no Vale do Taquari, Rio Pardo e uma em Montenegro. 

O próximo movimento da rede é a construção do novo Centro de Distribuição, que também vai contemplar a parte administrativa da empresa. “Se eu estou aqui hoje, é muito por mérito de todos que nos acompanham e acompanharam em todos estes anos. Hoje, a gente vende móveis, mas a empresa é feita de pessoas”, conclui Künzel, um exemplo de como empreender é aproveitar as oportunidades que a vida oferece.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais