Associação inaugura quadra esportiva para pessoas com deficiência física

ADEFIL

Associação inaugura quadra esportiva para pessoas com deficiência física

Local passa a atender as atividades do projeto “Esporte, Vida e Saúde” da Adefil. Complexo foi viabilizado com recursos de empresas e do Comdica

Por

Associação inaugura quadra esportiva para pessoas com deficiência física
Depois de um período sem o esporte, instituição volta a oferecer o basquete sobre rodas. Crédito: Bibiana Faleiro
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um novo espaço para atividades como basquete em cadeira de rodas, bocha paralímpica, tênis de mesa e aulas de dança foi inaugurado pela Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil) no sábado, 11. A estrutura está localizada junto à sede da entidade, na Rua Coelho Neto, 745, no bairro São Cristóvão.

Com a construção, agora, alunos como Yuri Antonio da Silva Schmitz, 16, e Agnaldo Lima, 22, têm um ambiente próprio para participar das atividades na instituição. Yuri já jogava basquete na antiga equipe da Adefil quando mais novo e está feliz pela volta do esporte. Para Agnaldo é a primeira vez e, apesar de ainda iniciante na atividade, gosta de aprender e de colocar o corpo em movimento.

Além de usuário da instituição, a quadra esportiva também atende pessoas da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev) e dos Deficientes Auditivos (Asla), que compõem o Centro Ello.

A quadra está projetada desde 2019, mas só saiu do papel em 2022. A ideia inicial era a construção de um ginásio fechado mas, pela demora da execução e defasagem nos valores orçados, foi inaugurada uma quadra coberta, com medidas oficiais de futsal e basquete.

De acordo com o coordenador do projeto Esporte, Vida e Saúde, Felipe Pedó, o basquete em cadeira de rodas já era oferecido pela instituição há cerca de dois anos, e volta a ser uma opção para os usuários do serviço. O tênis de mesa e a bocha, no entanto, são novidades que chegam junto com a quadra.

Pedó explica que, como os projetos da Adefil são federais, a cada ano, a instituição precisa propor novas iniciativas, como o Esporte, Vida e Saúde. Apesar de já inaugurada, a quadra ainda receberá uma nova tabela de basquete emprestada pela prefeitura, para que possa ser regulada de acordo com a altura e necessidade dos usuários.

Novas atividades

O presidente da Adefil, Ernani Schuster, destaca a importância da quadra para as atividades da instituição já que, antes, era necessário locar um espaço e providenciar o transporte dos participantes até o lugar. “Futuramente temos um novo projeto de handebol que também poderá ser feito na quadra”, ressalta.

A construção foi feita por meio do projeto Fazedoria, com apoio de Atlas Brasil Calçados, Tritec, Florestal Alimentos, Baldo S.A, Farmácias São João e Lojas Benoit. A iniciativa utilizou recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), por meio da dedução do imposto de renda das empresas patrocinadoras.

Schuster destaca que a entidade atende, hoje, mais de 80 pessoas por mês. Além dos projetos, a Adefil também atende pessoas que necessitam de empréstimo de material, como cadeira de rodas, andadores, entre outros.

Acompanhe
nossas
redes sociais