Lenz Contabilidade traz inovação para Lajeado há 35 anos

Lajeado Empreendedora

Lenz Contabilidade traz inovação para Lajeado há 35 anos

Criada em 1988, por José Inácio Lenz, empresa agregou novos serviços, pautada por trazer novas tecnologias para o setor sem perder o foco nas pessoas

Por

Lenz Contabilidade traz inovação para Lajeado há 35 anos
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Lenz Contabilidade é uma das históricas empresas de contabilidade de Lajeado. Criado há 35 anos, o escritório idealizado por José Inácio Lenz nasceu com o objetivo de atender as demandas de contabilidade, escrita fiscal e recursos humanos. Porém, o desenvolvimento do negócio trouxe diversos outros serviços, como assessoria, consultoria, área sucessória, entre outros. Por falar em sucessão, a própria empresa aplicou essas iniciativas dentro de sua estrutura com a chegada de Tiago Lenz, filho de José Inácio, à liderança do negócio.

Natural de Lajeado, o fundador do escritório cursou o antigo técnico em contabilidade no CEAT, antes de concluir Ciências Contábeis na Univates. No mercado desde os 15 anos, seu primeiro emprego foi como cobrador numa loja da cidade. Depois, por dez anos, atuou no setor contábil da Minuano, passou pelo Grupo Itaú e exerceu posições de liderança no Grupo Cartel. Neste cenário, ao reencontrar um ex-colega da carreira acadêmica, nasceu a ideia de construir algo próprio.

“Começamos a trabalhar ainda bem pequenos. Nosso primeiro movimento importante aconteceu em 1990, quando compramos um ‘microcomputador’, como chamamos na época, e fomos uma das primeiras empresas a fazer contabilidade usando a tecnologia e utilizando um sistema. Isso foi um dos motivos que diferenciou nossa empresa, pois trabalhamos com inovação durante esse tempo todo”, avalia.

A primeira sede foi em uma pequena sala na Rua Júlio de Castilhos, mas logo se mudaram para um endereço próximo. Em setembro de 1990, a Lenz adquiriu a carteira de clientes de um escritório que estava por fechar, o que foi determinante para o processo de crescimento da empresa. Nesse processo, a operação sempre foi muito ativa dentro de entidades representativas, o que trouxe conexões e credibilidade para o negócio. “Na nossa atividade, a conquista do cliente se dava mais por uma relação de confiança do que em propaganda. Por trás disso tudo, precisava existir a qualidade do teu trabalho”, explica Lenz.

A empresa cresceu, se consolidou e ainda que sua essência não tenha mudado, o formato se adaptou às novas tecnologias. E um movimento determinante para isso foi a chegada de Tiago Lenz ao comando da empresa. “Por ter tido vivências fora, eu sempre questionei muito os processos. Acredito que tudo que pode ser medido, pode ser melhorado. A tecnologia está ligada a isso: é importante, mas as pessoas por trás do negócio são tão importantes quanto”, conclui Tiago, com a certeza que a continuidade da empresa criada ainda nos anos 1980 se dá pela manutenção do seu crescimento e inovação.

 

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais