Câmeras flagram cerca de 400 infrações em quatro meses

SEGURANÇA PÚBLICA

Câmeras flagram cerca de 400 infrações em quatro meses

Fiscalização por videomonitoramento foi adotada em 2022 e cobre três pontos da cidade. Intenção é estender para outras áreas onde há aglomeração de pessoas e relatos de infrações no trânsito. “Operação virtual” efetuada na sexta passada resultou em 29 autuações

Por

Atualizado sexta-feira,
03 de Fevereiro de 2023 às 08:36

Câmeras flagram cerca de 400 infrações em quatro meses
Fiscalização é feita em conjunto entre agentes de trânsito e da Brigada Militar. Crédito: Mateus Souza
Lajeado

Implantada em outubro do ano passado, a fiscalização por videomonitoramento já resultou em cerca de 400 autuações a condutores. O sistema de câmeras foi adotado com o objetivo de reduzir o número de acidentes e de infrações em pontos específicos da cidade. O uso da tecnologia, até o momento, tem se mostrado efetivo para as forças de segurança e ao Departamento de Trânsito.

Um exemplo é a operação virtual feita por agentes de trânsito entre a noite da última sexta-feira, 27, e madrugada de sábado, 28. Foram feitas 29 autuações por meio da captação de imagens das câmeras de monitoramento. Todas ocorreram nas imediações do cruzamento das avenidas Alberto Pasqualini e Acvat.

Segundo o chefe operacional do Departamento de Trânsito, José Gabriel Becker, a avenida Pasqualini conta, desde o ano passado, com fiscalização por videomonitoramento. Porém, o ponto escolhido para essa operação em específico se deu por conta das sucessivas reclamações de moradores e comerciantes do entorno.

“Ali é um ponto com muitas reclamações de barulho, algazarra e perturbação do sossego. É um local onde condutores fazem manobras perigosas. Então, fizemos esse trabalho de fiscalização pelo videomonitoramento e constatamos diversas infrações. Lavramos as autuações para coibir isso”, salienta.

Tecnologia adequada

Becker comenta que o uso da tecnologia, nestes casos, facilita na identificação do infrator. Cita o exemplo das manobras perigosas, com maior alcance na hora de efetuar o flagrante. “É difícil que eles saíam impunes. São autuados e as infrações são pesadas. Pode ter a carteira suspensa por um, dois anos”, frisa.

Segundo Becker, além do monitoramento da segurança pública, as câmeras também servem para acompanhar o trânsito. “Quando não conseguimos fazer uma operação presencial, temos essa possibilidade. Dá para acompanhar vários pontos e pegar exatamente aquele condutor que comete a infração”.

O secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli, argumenta que o sistema deve auxiliar na redução de infrações de trânsito. “O conhecimento dos infratores sobre as câmeras de videomonitoramento geram uma mudança de comportamento. É a tecnologia a serviço da mobilidade urbana”, destaca.

Ampliação

Hoje, a fiscalização por videomonitoramento atua em pelo menos três pontos da cidade. Além da Pasqualini, são captadas imagens da avenida Avelino Talini, nas imediações da Univates, e no cruzamento da avenida Benjamin Constant com a rua Júlio May, no Centro da cidade.

Becker comenta que outros pontos também serão fiscalizados pelo sistema de câmeras. Porém, os locais não serão divulgados. “São áreas onde também ocorre grande aglomeração de pessoas, com relatos de manobras perigosas”.

Acompanhe
nossas
redes sociais