Governo promete retomar obra do ginásio no Boa União

ESTRELA

Governo promete retomar obra do ginásio no Boa União

Moradores relatam preocupação com a estrutura incompleta, que se tornou insegura pela falta de cercamento e iluminação. Abertura de edital é o primeiro passo para o reinício da construção da quadra coberta, que terá mais de 1,1 mil m²

Por

Governo promete retomar obra do ginásio no Boa União
Mesmo incompleto, espaço é utilizado para prática esportiva. Crédito: Jhon Willian Tedeschi
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A promessa de um espaço que proporcionasse momentos de lazer à comunidade do bairro Boa União se tornou um motivo de incômodo e até constrangimento para os moradores próximos ao local. Iniciada em 2010, a construção de um ginásio de esportes foi interrompida meses depois com a alegação de falta de recursos.

Quem passa pela rua João Fritholdo Wathier vê quatro pilastras de concreto com cerca de 10 metros de altura cada e outras nove menores, além de uma arquibancada, ao redor de uma quadra sem demarcação e com duas goleiras. O contraste é claro com os equipamentos ao redor, que conta com cancha de futebol de areia, área para recreação infantil e academia ao ar livre, todos melhor estruturados.

O início de 2023 leva aos moradores do maior bairro de Estrela uma perspectiva de melhorias no local, com a publicação de um edital para contratar uma empresa que conclua a obra. O governo municipal prevê aplicar cerca de R$ 240 mil, para a construção da quadra coberta. A quantia vem de um financiamento feito junto à Caixa Econômica Federal.

O projeto prevê a colocação de uma cobertura metálica e a reforma da quadra e da arquibancada, que foi destruída por uma forte chuva ainda em 2012 – ela foi refeita semanas depois e a obra foi paralisada até hoje. A área total construída passará dos 1,1 mil m².

Insegurança e desânimo

A reportagem do A Hora acompanha ao longo dos últimos anos os pedidos dos moradores para que os serviços sejam retomados. Entre as maiores reclamações, está a falta de segurança, tanto para frequentadores do espaço, quanto para moradores do entorno. Os relatos da existência de usuários de drogas no local eram mais frequentes até o início de 2022, mas ainda persiste um receio das pessoas circularem por lá.

Outro aspecto que leva insegurança à comunidade é a ausência de uma proteção adequada, sobretudo para as crianças que praticam esportes na quadra. O presidente da associação de moradores do bairro, Leandro Porn, destaca que em muitos momentos os jovens correm na rua para que ela não saia das proximidades, e que existe um grande risco de acontecer um acidente de trânsito.

Diálogo com atual gestão

O representante da comunidade faz mais dois pedidos para melhorar as condições do local: instalação de câmeras de segurança e melhor iluminação, sobretudo para coibir as práticas ilícitas. Porn espera uma definição sobre a obra para abrir conversas com o governo, para entender os trâmites da obra. A última reunião ocorreu quando o prefeito era Rafael Mallmann.

A associação também tem a intenção de negociar com o município uma concessão da nova área construída, para desenvolver eventos no local, uma vez que a estrutura atual, de 100 m², é considerada insuficiente para o maior bairro da cidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais