Município reforça cuidados para conter proliferação do mosquito da dengue

ARROIO DO MEIO

Município reforça cuidados para conter proliferação do mosquito da dengue

Entre as iniciativas do governo estão os mutirões de limpeza nos bairros, palestras e contratação de dois agentes epidemiológicos

Por

Município reforça cuidados para conter proliferação do mosquito da dengue
Departamentos do Meio Ambiente e de Serviços Urbanos recolheram pneus em vários bairros do município. Crédito: DAIANE LAÍS KALSING/divulgação
Arroio do Meio

Com o objetivo de evitar o aparecimento de casos de dengue em dias quentes, uma série de ações de conscientização são organizadas pela secretaria de Educação e Saúde do município com o apoio do departamento de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. Desde junho, casos da doença não são confirmados.

Entre as iniciativas esteve a instalação de um novo espaço junto à prefeitura, com a contratação de dois novos agentes epidemiológicos e a realização de palestras sobre a característica do transmissor, principais meios de proliferação do mosquito, sintomas e sinais da doença. Todas as escolas das três redes de ensino foram envolvidas pelo Programa Saúde na Escola.

O trabalho rendeu em 2022 o prêmio do Estado, pois as ações envolveram encontros com agentes comunitários, capacitação e mobilização junto aos grupos de idosos. O secretário de Saúde, Gustavo Kasper, destaca ainda as ações de recolhimento de pneus e a desinsetização dos espaços públicos como ruas, praças e prédios que podem ter possíveis focos de proliferação do mosquito.

Neste sentido, foram adquiridos dois equipamentos pulverizadores que facilitaram a aplicação de inseticidas nos bairros. “Como forma de adquirir novas experiências, uma comitiva arroio-meense visitou outros municípios para conhecer o trabalho realizado nesta área, como foi o caso de Bom Retiro do Sul, que em 2021 enfrentou um surto da doença”.

Kasper reforça que, com uma ação semanal em casa, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da dengue. É importante evitar água parada em pratos e vasos de plantas, pneus, tampinhas, reservatórios de água ou qualquer recipiente que possa acumular água parada.

Sem casos ativos

De julho até janeiro de 2023, Arroio do Meio não possui casos confirmados de dengue, apenas casos suspeitos foram constatados. Em maio de 2022, o número elevado de casos fez com que o município decretasse situação de emergência em razão da dengue. O número chegou aos 600.

Acompanhe
nossas
redes sociais