Comunidade prepara festa em honra a Nossa Senhora de Lourdes

CAPITÃO

Comunidade prepara festa em honra a Nossa Senhora de Lourdes

Evento ocorre no dia 12 de fevereiro. Moradores preparam os festejos e aguardam centenas de fiéis

Por

Comunidade prepara festa em honra a Nossa Senhora de Lourdes
A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é o ponto escolhido para realização da festa. Cerca de 500 pessoas são aguardadas. Crédito: Gabriel Santos
Capitão
Gustavo Adolfo 03

Moradores da Linha Alegre iniciaram os preparativos para a tradicional Festa da Gruta. O evento ocorreu pela última vez em março de 2020, na tradicional capela e cascata da Nossa Senhora de Lourdes.

Como em anos anteriores, a programação marcada para o dia 12 de fevereiro inicia com a missa, almoço e baile animado pela banda Werner e Cia. O evento também reúne centenas de fiéis devotos à santa.

Por anos, o santuário foi administrado pela Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul, porém o governo municipal conseguiu a cessão de uso da área e encaminhou investimentos no local. Um deles é a pavimentação de 200 metros no acesso, instalação de placas de sinalização, muros de contenção, calçadas de passeio, iluminação e bancos. O acesso pela localidade é feito por estradas secundárias de Palmas, São Jacó ou por Alto Alegre.

Geni Salton, moradora da localidade, é uma das voluntárias da festa, considerada uma das maiores da cidade. A expectativa para esse ano é boa, pois não houve eventos em momentos anteriores. Além dela, outras seis famílias da Linha Alegre sempre auxiliaram na organização do evento. São aguardados comitivas e visitantes de todas as regiões do estado.

Ponto turístico

A Linha Alegre é considerada a comunidade mais visitada por turistas em Capitão. Duas belezas naturais atraem moradores de toda região como a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, onde um altar foi construído nas próprias rochas ao lado da cachoeira e um poço onde é possível se banhar.

A gruta foi descoberta em 1933, ao acaso, pelo morador Francisco Secchi (in memorian) que realizava a caça no local e encontrou o paredão rochoso. Anos depois ele doou a terra para a Igreja Católica, que tornou o local uma “moradia” para imagens sacras como de Jesus Cristo e Nossa Senhora de Lourdes. Até hoje, missas são realizadas no local pela paróquia Nossa Senhora do Rosário de Capitão.

Outro local da comunidade é a Cascata da Gruta. Uma queda de 36 metros de altura pode ser acessada por trilhas em meio à mata nativa. Todo o caminho é auto guiado, placas ao longo do percurso auxiliam os visitantes.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais