Perto de completar um ano, a construção das vias marginais da ERS-130 ganha forma entre a rua Carlos Spohr Filho e as imediações do acesso à Estação Rodoviária. Os trabalhos estão avançados nos dois sentidos. A obra é considerada fundamental para resolver um dos maiores gargalos de mobilidade no Vale do Taquari.
A tendência é de que, em até 20 dias, o trânsito da rodovia seja desviado pelas novas pistas para o início da construção do viaduto. A trincheira será erguida onde hoje está o trevo da BRF, segundo o vereador e engenheiro do setor de projetos do Executivo, Isidoro Fornari Neto (PP). Outras duas rotatórias também estão projetadas ao trecho.
“Será preciso interromper o tráfego da 130 para trabalhar no viaduto, que é semelhante ao existente nas proximidades do Posto do Arco. É uma passagem inferior que vai ajudar a melhorar os deslocamentos”, salienta Fornari
A projeção inicial do governo municipal, de finalizar a obra no fim do ano passado, não se cumpriu. As condições climáticas no período contribuíram para o atraso, na avaliação do Executivo. Agora, o novo prazo para entrega é até março. “O cronograma é esse. Dependerá da velocidade da execução do viaduto”, pontua.
Condições mínimas
Para garantir que os desvios nas ruas laterais fluam de forma adequada, a Giovanella, empresa responsável pela obra, fará a colocação de asfalto nos próximos dias nas duas pistas. Depois, será feita a sinalização.
“Precisamos de condições mínimas para que os motoristas possam transitar por ali antes da rodovia ser interrompida”, observa Fornari. Cada uma das pistas terão oito metros de largura e duas faixas de trânsito, ambas com sentido único.
Orçamento atualizado
A obra na ERS-130 foi viabilizada a partir de uma permuta do Executivo com o governo do Estado. Ao incorporar a área onde hoje funciona o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o município assumiu a execução dos trabalhos na rodovia. Também ficou com o compromisso de construir uma nova sede à autarquia, no bairro Campestre.
Inicialmente, o investimento necessário para os trabalhos na 130 seria de R$ 11,8 milhões. Contudo, o orçamento da obra foi atualizado, segundo o prefeito Marcelo Caumo. As alterações no projeto devem elevar o valor para cerca de R$ 13 milhões.
O governo de Lajeado também pleiteia a extensão das vias marginais até o entroncamento com a BR-386. Representantes do Executivo estiveram nessa quinta-feira, 12, na sede da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), para tratar do assunto. A intenção é viabilizar a obra por meio de parcerias.