Tráfego na ERS-130  será desviado para construção de viaduto

ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO

Tráfego na ERS-130 será desviado para construção de viaduto

Vias marginais devem ser liberadas para a passagem de veículos em até 20 dias. Prazo para conclusão da obra é até março. Governo busca ampliar extensão das novas faixas até a BR-386

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Tráfego na ERS-130  será desviado para construção de viaduto
Ruas laterais serão liberadas para o trânsito devido ao avanço da obra. Crédito: Mateus Souza
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Perto de completar um ano, a construção das vias marginais da ERS-130 ganha forma entre a rua Carlos Spohr Filho e as imediações do acesso à Estação Rodoviária. Os trabalhos estão avançados nos dois sentidos. A obra é considerada fundamental para resolver um dos maiores gargalos de mobilidade no Vale do Taquari.

A tendência é de que, em até 20 dias, o trânsito da rodovia seja desviado pelas novas pistas para o início da construção do viaduto. A trincheira será erguida onde hoje está o trevo da BRF, segundo o vereador e engenheiro do setor de projetos do Executivo, Isidoro Fornari Neto (PP). Outras duas rotatórias também estão projetadas ao trecho.

“Será preciso interromper o tráfego da 130 para trabalhar no viaduto, que é semelhante ao existente nas proximidades do Posto do Arco. É uma passagem inferior que vai ajudar a melhorar os deslocamentos”, salienta Fornari

A projeção inicial do governo municipal, de finalizar a obra no fim do ano passado, não se cumpriu. As condições climáticas no período contribuíram para o atraso, na avaliação do Executivo. Agora, o novo prazo para entrega é até março. “O cronograma é esse. Dependerá da velocidade da execução do viaduto”, pontua.

Condições mínimas

Para garantir que os desvios nas ruas laterais fluam de forma adequada, a Giovanella, empresa responsável pela obra, fará a colocação de asfalto nos próximos dias nas duas pistas. Depois, será feita a sinalização.

“Precisamos de condições mínimas para que os motoristas possam transitar por ali antes da rodovia ser interrompida”, observa Fornari. Cada uma das pistas terão oito metros de largura e duas faixas de trânsito, ambas com sentido único.

Orçamento atualizado

A obra na ERS-130 foi viabilizada a partir de uma permuta do Executivo com o governo do Estado. Ao incorporar a área onde hoje funciona o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o município assumiu a execução dos trabalhos na rodovia. Também ficou com o compromisso de construir uma nova sede à autarquia, no bairro Campestre.

Inicialmente, o investimento necessário para os trabalhos na 130 seria de R$ 11,8 milhões. Contudo, o orçamento da obra foi atualizado, segundo o prefeito Marcelo Caumo. As alterações no projeto devem elevar o valor para cerca de R$ 13 milhões.

O governo de Lajeado também pleiteia a extensão das vias marginais até o entroncamento com a BR-386. Representantes do Executivo estiveram nessa quinta-feira, 12, na sede da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), para tratar do assunto. A intenção é viabilizar a obra por meio de parcerias.

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