Proliferação de insetos obriga estratégia para controle de pragas

ARROIO DO MEIO

Proliferação de insetos obriga estratégia para controle de pragas

Serviço é realizado à noite, atendendo uma reivindicação de moradores

Por

Proliferação de insetos obriga estratégia para controle de pragas
Aplicação nos bairros ocorre à noite. Nesta semana, serviço ocorre no bairro Bela Vista e centro. Crédito: Daiane Laís Kalsing
Arroio do Meio

O aumento da proliferação de insetos em épocas mais quentes motiva a aplicação de inseticidas em bairros e ruas da área central. O trabalho é coordenado pelo Departamento de Serviços Urbanos iniciou na última semana no loteamento Glória, bairro Bela Vista e algumas ruas do centro.
Conforme a estabilidade climática, os trabalhos seguem nos demais bairros e localidades do município.

Conforme o coordenador Marcelo Dullius, o trabalho semelhante iniciou em 2021 com aumento de casos da dengue, quando ocorriam mutirões de limpeza em focos e maior incidência de casos. Com a chegada do calor e falta de chuvas e reivindicações se iniciou a aplicação de inseticidas em janeiro deste ano.
O produto aplicado é específico para o combate aos insetos, não causando riscos à saúde da população. “Realizamos o serviço no período da noite, quando os insetos se manifestam mais. Dentro do nosso alcance estamos fazendo o possível para amenizar essa situação que incomoda muitos moradores. É necessário também a colaboração da comunidade”, descreve Marcelo.
Todo o material foi comprado pelo Departamento de Meio Ambiente após os pedidos da comunidade. Antes disso, houve a tentativa de licitação para terceirizar o serviço, mas não houve interessados. “Com isso, optamos em comprar o inseticida e realizar a aplicação por conta própria”, afirma Marcelo.
Para evitar a proliferação de outros animais e insetos, semanalmente é realizado o recolhimento de móveis, galhos verdes e entulhos, além das roçadas em áreas verdes e terrenos. A orientação é que os proprietários dos imóveis façam com certa regularidade a manutenção de seus terrenos e coloque os resíduos nas lixeiras em dias de recolhimento evitando o transbordo e proliferação de insetos nos bairros.

Acompanhe
nossas
redes sociais