“Resolvi pensar na publicidade de outra forma”

ABRE ASPAS

“Resolvi pensar na publicidade de outra forma”

Estudante do curso técnico em Processos Fotográficos da Univates, Maíza Maria Kern da Silva, 20, de Teutônia, viu na fotografia uma forma de ajudar a conscientizar as pessoas sobre a causa animal. Desenvolveu um projeto de estímulo à adoção, após conhecer o trabalho do Canil de Lajeado. As fotos estão disponíveis nas redes sociais dela e do projeto.

Por

Atualizado terça-feira,
29 de Novembro de 2022 às 14:58

“Resolvi pensar na publicidade de outra forma”

De onde surgiu a ideia de organizar o projeto?

No último semestre do curso, surgiu a oportunidade da criação de um projeto que deveria ser relacionado à fotografia publicitária. Ao ouvir isso, minhas ideias foram limitadas à fotografia de produtos para comercialização e coisas do tipo.

Mas então resolvi pensar na publicidade de outra forma, não como um meio de venda, mas também como um meio de divulgação de causas sociais, com o intuito de “vender” boas ações à comunidade. Assim, com a ajuda da coordenadora do curso, Elise Bozzetto, decidimos divulgar a adoção de animais.

Qual o propósito do projeto através da fotografia?

O principal objetivo do projeto é o incentivo à adoção de animais. Mas meu desejo não era somente que as fotografias mostrassem a fofura dos cães e despertasse o interesse das pessoas na adoção deles, mas também que a situação na qual eles vivem fosse divulgada. Então o conjunto de fotografias do projeto vai desde os filhotes fofinhos que estão sempre alegres, até os olhares mais tristes e fixos dos cães que estão há anos no canil esperando por um lar.

Existem diversos trabalhos na causa animal dentro da região. Por que vocês escolheram o Canil Municipal?

Hoje em dia existem muitas ONGs de proteção animal na nossa região. Após algumas pesquisas e contatos, chegamos até o Canil Municipal de Lajeado, que dirige o “Programa Adote um Amiguinho”, o que chamou ainda mais nossa atenção. É apenas um exemplo de instituição que abriga cães abandonados dentre tantas que atuam pelo mundo. Mas se ele fizer com que ao menos as pessoas se conscientizem um pouco sobre essa situação, já terá cumprido seu propósito.

Como foi a tua reação ao fotografar tantos cãezinhos que esperam por um lar?

Junto com minha colega Bruna Zanetti, passamos a tarde de 20 de outubro no Canil. Foi uma tarde repleta de emoções. Iniciei fotografando os filhotes em um mini-cenário que montamos, mas depois passamos por todo o canil. Ao visitar o local, senti uma mistura de emoções.

Sem dúvidas quem visitar será recebido com muita empolgação pelos cães, loucos por atenção, e a fofura deles vai conquistar seu coração. Mas além disso, também dá um sentimento de impotência ao vivenciar cenas de animais deprimidos, ansiando por lares onde possam brincar livremente.

Acredita ser possível, com o teu trabalho, fortalecer mais a conscientização sobre a causa animal?

Acredito que sim, pois hoje em dia, as pessoas prezam muito pelo “visual do negócio”. O marketing é muito importante, mesmo que o intuito não seja vender. E além das fotos causarem interesse nas pessoas tanto pelos filhotes fofinhos quanto pelo apelo emocional ao ver os cães mais “tristinhos”, elas também são um meio de explicar o projeto do Canil.

Acompanhe
nossas
redes sociais