Arroio Lambari tem o pior índice de qualidade no Vale

VIVER CIDADES

Arroio Lambari tem o pior índice de qualidade no Vale

Manancial, em Encantado, segue na faixa péssima, com Índice de Qualidade da Água em 19,31. Confira tabela completa com o comparativo do IQA nos 23 pontos analisados

Por

Arroio Lambari tem o pior índice de qualidade no Vale
Arroio Lambari, em Encantado (Foto: Luciane Ferreira)
Vale do Taquari

Para o biólogo Cristiano Steffens, da Global-Eco Consultoria Ambiental, a qualidade da água “melhorou significativamente” entre os dois períodos analisados, passando de 12 pontos classificados como péssimo na análise de março para seis na coleta de outubro.

Embora seja um avanço passar oito pontos de qualidade péssima para ruim, nada avançou em termos de classificação, ou seja, os mananciais da região continuam nas duas piores classes entre as cinco faixas previstas.

Entre os destaques negativos apresentados no relatório está o arroio Lambari, com índice 19,31. Na medição de março era 22,26. O ponto de coleta é na parte final do manancial.

O Arroio Engenho, em Lajeado, passou do IQA 15,31 – o mais baixo entre os 23 da primeira análise – para 23,39, na amostra coletada em outubro. Embora tenha melhorado, ainda permanece com menos de 25, ou seja, na faixa péssima. Outros dois mananciais continuaram na pior classe, ao lado do Engenho e do Lambari – o Saraquá, em Santa Clara do Sul; e arroio Encantado, em Lajeado.

Dos pontos que se mantiveram na faixa ruim, cinco melhoram o índice, enquanto quatro, baixaram. Os destaques em variação são os pontos localizados no Arroio Posses, em Teutônia, que subiu o IQA de 26,82 para 31,93, e no Rio Forqueta, em Marques de Souza, com queda de 30,61 para 28,52.

Ainda na faixa ruim, o IQA mais baixo é 26,6, registrado no Rio Taquari, em Encantado. E o mais alto, 32,54, no Arroio Boa Vista, em Teutônia.

O arroio Saraquá apresenta uma particularidade. No ponto de Santa Clara, permaneceu classificado como péssimo, na segunda etapa de análises, em outubro. No ponto sob a ponte da ERS-453, no bairro São Bento, manteve-se na categoria ruim. Entretanto, melhorou de péssimo para ruim na amostra coletada sob a ponte da avenida Beira Rio, no bairro Conservas, em Lajeado – o IQA, em março, era 19,15, e em outubro, 27,43.

Nas duas análises, o rio Forqueta registrou o IQA mais alto. Na primeira, 30,61, no ponto em Marques de Souza, e na segunda, na amostra de Arroio do Meio.

Mesmo assim, o manancial está na faixa ruim.

Acompanhe
nossas
redes sociais