Vinte anos da praça do Campestre

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Vinte anos da praça do Campestre

Uma praça municipal, no bairro Campestre, havia sido inaugurada no ano de 2000. Há duas décadas, em novembro de 2002, o local recebia a nomenclatura oficial: Praça José Antônio dos Santos Costa, localizada entre as ruas João Goulart e Getúlio Vargas.

Conforme notícia do Jornal O Informativo da época, José Antônio dos Santos Costa foi o primeiro morador do local e o antigo dono de muitas terras no bairro Campestre. Costa ajudou a organizar o bairro, foi presidente da igreja e do salão da comunidade. Também foi ele quem pediu a primeira pracinha para o bairro, ainda no governo de Erni Petry.

Em 2002, a praça ainda era circundada por estrada de chão. Hoje, o espaço tem diversas árvores, com ruas de paralelepípedo e asfalto. Neste ano, parte da estrutura da praça recebeu reformas também.Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Expansão pelo Vale

Há 20 anos, o Grupo Imec inaugurava a primeira filial em Venâncio Aires. O espaço seria de três mil metros quadrados de área construída e estacionamento para 80 carros. Na ocasião, o vice-presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, participava da solenidade.

Outra empresa do Vale que inaugurava uma filial era o Sicredi Região dos Vales. A cooperativa abria uma nova agência em Encantado, na rua Júlio de Castilhos.

Diretores do Imec participavam da cerimônia de abertura. Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Fim do “corralito” – Há 20 anos, o governo argentino liberava os saques e depósitos de pesos. Em dezembro de 2001, numa tentativa para conter a crise econômica que a Argentina enfrentava, o governo limitou os saques em contas bancárias a dois mil pesos por mês. Por quase um ano, a população ficou impedida de movimentar grandes quantidades de dinheiro.


HÁ 50 ANOS 

Cinquenta anos atrás, o antigo Centro de Saúde de Lajeado passava por reformas. O prédio havia sido construído em 1962, pelo governo do estado.

Naquela época, o secretário de Saúde do RS era Jair Soares e o Centro de Saúde era chefiado pelo Dr. Nilson Luiz May. Ainda hoje, no local, funciona o Posto de Saúde Municipal, na rua Júlio May, no Centro.

Naquela época, a localização da unidade era estratégica, já que a antiga rodoviária ficava uma quadra abaixo, na rua Borges de Medeiros, ao lado do Colégio Madre Bárbara. O Centro de Saúde de Lajeado tinha unidades menores em Vila Progresso e inauguraria outra em Santa Clara do Sul.

A antiga rodoviária de Lajeado, na rua Borges de Medeiros. Arquivo Municipal de Lajeado


Enquanto isso…

Submarino inglês – Há 50 anos, era lançado ao mar o submarino Tonelero S-21. Ele era o segundo dos três submarinos encomendados pelo Brasil à Inglaterra. Eles faziam parte do Programa Oberon e custaram na época 282 milhões de cruzeiros ao país.

Acompanhe
nossas
redes sociais