Mais empatia e respeito, por favor

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Mais empatia e respeito, por favor

Por

Apesar de existir um senso comum de que o nosso país possa ser cordial a verdade é que não é. O xenofobismo contra os nordestinos nos últimos dias tomou conta das redes sociais de uma forma tão relevante e criminosa que, hoje os xenofóbicos nem fazem questão de esconder. Tudo isto porque no primeiro turno da eleição, o maior vitorioso no nordeste foi Lula.

Para os menos avisados, saibam, o atual presidente Bolsonaro fez lá mais votos do que no primeiro turno da eleição de 2018. E mais, se quiser ganhar a eleição, é no nordeste que ele precisará aumentar sua votação. Dividir o país em duas cores, duas pátrias, é demonstração de ódio. “O nordestino é antes de tudo, um forte”, acolhedor e trabalhador. Mais respeito aos brasileiros do nordeste, do norte e de qualquer outra região é o que o Brasil precisa neste momento. Com empatia e amor ao próximo tornaremos nossa nação cada vez mais grandiosa.


Em segundo

Ex-vereador e candidato a prefeito na eleição passada em Santa Clara do Sul, Márcio Luiz Hass, foi o coordenador de campanha de Roberto Argenta na cidade e levou o empresário a ser o segundo mais votado, com 1.044 votos, atrás de Onyx Lorenzoni, com 1.537 votos. Eduardo Leite (PSDB) apoiado pelo atual governo, ficou em terceiro com 1.017 votos. Nas “disputas locais”, Hass saiu-se melhor e já projeta 2024.


Bem demais

Lucas Redecker (PSDB) fez 18.156 votos no Vale do Taquari. Foi o federal “de fora” mais bem votado. Mantém ligação estreita com a região desde a época em que o pai Júlio era deputado. Fortaleceu laços e colhe frutos a cada eleição. Foi bem demais.


Cidade petista

Travesseiro mantém a tradição de destinar um bom número de votos a candidatos petistas em uma eleição. Maneco Hassen fez 78 votos e Frei Sérgio, 111. Já o deputado federal Elvino Bohn Gass foi o mais votado da cidade com 240 votos. Lembrando que o PT não tem mais vereador e nenhum cargo no governo municipal de Travesseiro.


Curtas:

* Prefeito de Estrela Elmar Schneider abriu voto para Bolsonaro no segundo turno.

* Candidato derrotado a deputado federal, Enio Bacci, está agora empenhado na campanha de Eduardo Leite neste segundo turno.

* Presidente Bolsonaro estará em Pelotas na terça-feira. Alguns movimentos foram feitos para tentar trazê-lo ao Vale do Taquari. Sem sucesso.

* Lula deve retornar ao RS no segundo turno. Mas fará visita apenas a capital.

* Rubens Ometto, proprietário de distribuidoras de combustíveis, liberou R$ 8,7 milhões na campanha de diversos partidos e candidatos. É o maior doador entre os milionários.

* A previsão da safra de grãos 2022/23 é novo recorde: 312,4 milhões de toneladas, segundo a Conab.

* Voto de cacique não necessariamente é obedecido pela indiada.

* Segundo turno é outra eleição. A história da eleição brasileira mostra que diferenças de cinco pontos podem ter outro resultado no final.

* Vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), com chiado carioca e torcedor do Flamengo, confirmou uma vitória considerada improvável para o Senado. Não importa, que ele faça por merecer esta expressiva votação e represente muito bem sua terra natal, o Rio Grande do Sul.

Acompanhe
nossas
redes sociais