Comitiva indígena do Acre inaugura espaço espiritual no Vale

SHUHU

Comitiva indígena do Acre inaugura espaço espiritual no Vale

Organizado pelo Instituto Criah Lajeado, Aldeia Manuí e Mulheres de Gaya, evento segue até este sábado

Por

Comitiva indígena do Acre inaugura espaço espiritual no Vale
Ontem, comitiva participou do Sacada Cultural, na Casa de Cultura de Lajeado. Crédito: Júlia Amaral
Forquetinha
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma comitiva da Terra indígena de Rio Gregório, do coração da Floresta Amazônica, está no Vale até o final de semana. Neste período, eles participam de cerimônias na Aldeia Manuí, casa de reza e preservação ambiental, em Forquetinha. A atividade inicia nesta quinta-feira, 22, às 19h.

A Aldeia Manui já recebeu celebrações antes, mas essa é a primeira vez que recebe um grupo de povos originários. Conforme uma das organizadoras do encontro, Carolina Leipnitz, agora, será inaugurado o Shuhu, casa de Rezo Tradicional Indígena.  “Isso dos indígenas saírem em comitiva para realização de trabalhos de cunho espiritual é uma prática bem comum. Então, eles tinham a necessidade de sair e nós a vontade de receber”, explica Carolina, que é uma das organizadoras do encontro.

Mas o vínculo com os Yawanawa é antigo. Neste ano, ela foi até o Acre e conheceu a tribo, acompanhada da sacerdotisa Carol Numashahu, que visita o local desde 2018. “É muito bonito poder estar compartilhando essa força que já nos âncora aqui e trazer essa força para a inauguração do Shuhu”, afirma Carolina.

Três atividades fazem parte da passagem da comitiva pelo Vale do Taquari. O primeiro deles, na sexta, é a roda de Saberes Ancestrais com Cantos Tradicionais Yawanawa, Rapè, defumação e histórias da floresta. O Rapè, ou rumē como tradicionalmente é nomeado pelos povos Yawanawa, é uma prática milenar utilizada pelos indígenas para trazer equilíbrio físico e espiritual. Durante o evento, o uso de Rapè não é obrigatório.

Já no sábado, 24, ocorre a Cerimônia Tradicional Yawanawa, com as medicinas da floresta: Uni (Ayuascha), Rumē (Rapè), Sepa (Defumação) e Sananga.

O canto dos indígenas

Carolina explica que, durante cada atividade, o canto é bastante explorado. Isso porque, dentro das tradições indígenas, a prática é muito forte. “Antes do contato com o homem branco, os índios tinham somente a voz”, lembra.

Na quarta-feira, 21, um pouco deste canto foi compartilhado com a comunidade lajeadense. Yawanawa, Hukê Nete, Panã, Sana, Yawa Tuxi e Waxyzinha participaram da Sacada Cultural, na Casa de Cultura de Lajeado.

Povo Yawanawa

Localizado no coração da Floresta Amazônica, o Centro Mawa Yuxyn é liderado por Waxy Yawanawa juntamente com a sua família. Mawa Yuxyn, a Montanha dos Espíritos, é um santuário sagrado na floresta, às margens da Terra indígena Yawanawa no Rio Gregório. É um local direcionado para estudo e aprofundamento da espiritualidade ancestral e imemorial Yawanawa.

Aldeia Manuí fica em Forquetinha e inaugura nesta semana o Shuhu. Crédito: Divulgação

Programação

Hoje

19h – Inauguração do Shuhu da Aldeia Manui – Celebração do Equinócio de Primavera – Cantos Sagrados e Reza de abertura

Amanhã

19h – Roda de Saberes Ancestrais com Cantos Tradicionais Yawanawa, Rapè, defumação e histórias da floresta

Sábado e Domingo

Das 10h às 17h – Feitio de Rapé

Pintura Corporal

Sábado
21h – Cerimônia Tradicional Yawanawa, com as medicinas da floresta: Uni (Ayuascha), Rumē (Rapè), Sepa (Defumação) e Sananga.

Acompanhe
nossas
redes sociais