O Encontro Farroupilha, no Parque João Batista Marchese, iniciou na sexta-feira, 9, e conta com piquete inédito neste ano. Até o fim do evento, no dia 20 de setembro, o governo municipal tem seu espaço reservado entre os tradicionalistas. As reuniões com secretários e entidades devem ocorrer no local.
O ato simbólico busca fortalecer a cultura gaúcha, que é muito forte na cidade. O prefeito Jonas Calvi diz que esse é um desejo antigo e que tem como objetivo aproximar a administração pública da comunidade.
“Quando eu era vereador, criei o Câmara Cidadã, e uma vez por mês fazíamos a sessão na comunidade”, lembra Calvi. Ele diz que a intenção é que o governo participe mais vezes de grandes eventos da cidade, em especial, os que duram mais dias.
As secretarias e demais departamentos que funcionam no prédio da prefeitura seguem com os trabalhos no mesmo local. Os horários de funcionamento e atendimentos também permanecem os mesmos.
Neste ano, o acampamento farroupilha conta com 50 espaços, seis a mais do que em 2021. Participam dos piquetes, representantes do comércio, serviços e indústria, entidades, famílias e grupos de amigos.
Durante a programação do evento, sobem ao palco nomes reconhecidos dentro da cultura tradicionalista do Vale do Taquari e do estado.