Boletim Focus confirma projeções das últimas semanas

Opinião

Vini Bilhar

Vini Bilhar

Repórter de economia

Boletim Focus confirma projeções das últimas semanas

O mercado financeiro elevou a estimativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 4,59% para 4,62%, a inflação nacional. Essa é a sexta alta consecutiva prevista pelos economistas.

Com esses números a projeção segue acima do teto da meta de inflação, que é de 4,50% ao ano. Os números e projeções constam no relatório Focus desta segunda-feira. Mais de 100 instituições financeiras foram ouvidas na última semana.

A meta central de inflação é de 3% neste ano. Ela será cumprida caso o índice oscile entre 1,5% e 4,5%. Se não for atingida, o BC terá de escrever e enviar uma carta pública ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicando os motivos.

PIB

A projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, segue estável, na faixa dos 3,10%. O indicador mede a evolução da economia.

Já para 2025, a previsão de alta do PIB do mercado financeiro avançou de 1,93% para 1,94%.

Taxa de juros

Os economistas do mercado financeiro continuam prevendo aumento da taxa básica de juros da economia brasileira até o fim do ano. Desde a última semana, a taxa Selic está em 12,25 % ao ano.

Para o fechamento de 2024, a projeção do mercado para o juro básico da economia continua em 11,75% ao ano. Ainda em dezembro, o Comitê deverá se reunir novamente para deliberar sobre a Selic.

A projeção de 2025, é de uma taxa de juros de 11,50% ao ano.

Foto: Envato

Acompanhe
nossas
redes sociais