Quem observa o estágio da obra para construção da nova ponte na ERS-130, sobre o Rio Forqueta, entre Arroio do Meio e Lajeado decreta: não fica pronto até o Natal, conforme prometido pelo secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella. E nem precisa ser engenheiro para perceber que entraremos em 2025 sem a ligação crucial para a logística regional.
É preciso reconhecer: a projeção que “cravou” a entrega da obra até o Natal não foi feliz, foi midiática e fanfarrona até se consideramos que a cada dia sem a ponte disponível, milhares de reais são desperdiçados.
O contrato com a empresa Engedal Construtora de Obras Ltda também documenta a falha de previsibilidade, pois determina a conclusão das obras em ATÉ SEIS MESES. São mais de R$ 22 milhões de investimento entre a ponte e os acessos.
Penso que em obras públicas ficou tão comum prometer entregas em determinados períodos e atrasar, que os envolvidos não atentaram para a urgência deste buraco na economia da região com a interrupção da ERS-130.
Costella, a obra é fundamental e estou certo de sua boa vontade. Mas o atual cenário não indica a retomada deste acesso em 2024. Espero estar errado.
Convite confirmado
Não é mais especulação. O presidente do PSDB de Lajeado, Carlos Reckziegel, disse que houve por parte da prefeita Gláucia Schumacher um convite para a vereadora eleita do partido, Paula Thomas, integrar o seu secretariado. A pasta, oficialmente, não se sabe. Especula-se que seja a área de cultura.
Se Paula aceitar, Reckziegel ocupa o espaço dela na câmara como único representante do PSDB. O que pode ser uma sobrevida ao partido que não teve o desempenho esperado nas eleições de 2024 e nem na construção de espaço na coligação, onde pretendia indicar o candidato a vice-prefeito e foi freado com o anúncio da parceria com o Novo de Guilherme Cé.
Não defenda o indefensável, Greicy
O governo estadual demora em solucionar o problema de escolas atingidas pela enchente no Vale do Taquari. E insiste em contestar o termo “fechadas”, para as estruturas sem aulas em Lajeado, Estrela, Encantado e demais municípios.
A partir de dezembro, Greicy Weschenfelder reassume o comando da 3ª CRE, com sede em Estrela e que representa os educandários estaduais do Vale. Será a comunicação direta com a secretaria de estado.
Quem conhece Greicy nos bastidores sabe do seu perfil franco e direto. Uns não aprovam, mas conhecem. E se puder pedir algo para nova coordenadora, que chega ao cargo com merecimento é para ela não defender o indefensável e atenuar essa inércia da secretaria Estadual em posicionar-se sobre TODAS escolas sem atividades normais após as enchentes de 2023 e 2024. Bom trabalho, coordenadora.