O maior diagnóstico já feito sobre as percepções de empresários e dos estudantes apresenta resultados práticos. No sábado ocorreu a aula inaugural do técnico em Eletrotécnica. Oferecido pela unidade do Senai em Lajeado, o curso surgiu após os resultados da pesquisa “RUMO – O futuro da mão de obra na região”.
De acordo com o gerente do Senai no Vale do Taquari, Jerry Amarildo Hibner, entre os detalhes da pesquisa estava a necessidade de profissionais nessa área. O Eletrotécnica é o segundo curso de nível médio ofertado na instituição. “Quando começamos com a Automação, pensávamos outras possibilidades. Com os resultados do RUMO, vimos que a Eletrotécnica era a 6ª colocada tanto em necessidade às indústrias quanto no interesse dos jovens.”
RUMO evidencia necessidade de aproximar escolas e empresas
Projeto Rumo aponta futuro da mão de obra na região
Esse foi o argumento central usado à aprovação da novidade junto a direção estadual do Senai. “A pesquisa feita pelo Grupo A Hora foi fundamental para conseguirmos estruturar o curso. Serviu como um termômetro sobre a realidade da nossa região.”
Conforme Hibner, em menos de seis meses foi possível fechar a primeira turma. “A pesquisa traduziu uma realidade. Confirmou na prática a necessidade de profissionais com formação em eletrotécnica.”
O curso tem dois anos de duração. No momento são 30 matrículas. O formato das aulas é híbrido, com conteúdos remotos e um encontro presencial por semana para as atividades práticas.
Área da atuação
O profissional de Eletrotécnica trabalha com manutenção predial, projetos de engenharia, instalações elétricas nas indústrias e também sobre sistema de distribuição de energia. Segundo Hibner, existe uma demanda constante desse trabalhador tanto nas indústrias quanto nas concessionárias de energia.
“Nossa função como instituição de ensino é ouvir as necessidades das indústrias. Cada oferta de curso precisa ter sentido para o empresário”, diz.
Para a oferta na região, a unidade de Lajeado terá um investimento de R$ 1,5 milhão em equipamentos, adaptação de estrutura física e materiais didáticos.