Reunião aproxima ecossistemas de inovação dos Vales

NA TECNOVATES

Reunião aproxima ecossistemas de inovação dos Vales

Iniciativa une representantes da quadrúplice hélice dos Vales do Taquari e Rio Pardo

Por

Atualizado quinta-feira,
07 de Julho de 2022 às 10:11

Reunião aproxima ecossistemas de inovação dos Vales
Auditório do Tecnovates sediou uma das mesas de discussão do evento, promovido em formato híbrido. Crédito: Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Tecnovates sediou nessa terça-feira, 5, uma das mesas de discussão do Ecossistema Regional de Inovação (ERI) dos Vales. Em formato híbrido, o evento faz parte da proposta de consolidar as iniciativas dos Vales do Taquari e Rio Pardo enquanto sistema de inovação unificado, conforme projeto criado em 2019 pelo Estado.

Durante o encontro foram apresentadas as ações da quádrupla hélice dos Vales, que inclui empresas, governo, academia e sociedade civil organizada. Cerca de 160 líderes das duas regiões participam das atividades, incluindo representantes da Univates e da Unisc.

Diretor de Ambientes de Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT/RS), Everaldo Luís Daronco ressaltou os potenciais da região dos Vales e a inserção das universidades no ecossistema de inovação. “São elas que geram as mentes pensantes e que ajudam a promover o desenvolvimento das regiões.”

Líderes da Univates e da Unisc também defenderam a união entre as duas regiões. Reitora da Universidade do Vale do Taquari, Evânia Schneider afirma que a inovação possibilita pensar no crescimento e desenvolvimento conjunto dos Vales. Afirma que as instituições desempenham papel fundamental neste processo.

“A Universidade tem expertise, com profissionais que dedicaram a vida à pesquisa, ao trabalho em prol da comunidade, e que podem contribuir para a sociedade gerando inovação”, destaca. O reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn reforçou a parceria em torno do desenvolvimento regional. “Esse é um momento importante para refletir sobre o que foi feito até aqui.”

Ações e projeções

O encontro também teve a apresentação das atividades desenvolvidas pelo ERI dos Vales desde o início do projeto, em 2019. Em menos de três anos de atividades, foram captados mais de R$ 4,9 milhões em projetos desenvolvidos pelo Ecossistema.

De acordo com a coordenadora do Comitê Técnico do ERI dos Vales, Cintia Agostini, a reunião também serviu para alinhar a visão de futuro da região dos Vales, cuja proposta é se tornar referência nacional de inovação em biotecnologia e automação nos setores Agroalimentar, de Saúde e de Serviços até 2030.

Números do Ecossistema de Inovação dos Vales:

  • 59 municípios, sendo 36 no Vale do Taquari e 23 no Vale do Rio Pardo;
  • 806,9 mil habitantes (7,12% da população gaúcha)
  • PIB total: R$ 29 bilhões
  • (6,19% do PIB Estadual)

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais