Reunião do G-7 debate ações ao turismo e tecnologia

Encontro

Reunião do G-7 debate ações ao turismo e tecnologia

Grupo de municípios recebeu consultores que indicaram caminhos para a evolução conjunta da microrregião. Sistema para integrar vagas de emprego e plano turístico foram apresentados

Por

Atualizado terça-feira,
05 de Julho de 2022 às 15:39

Reunião do G-7 debate ações ao turismo e tecnologia
Municípios avaliaram ações para desenvolver o setor turístico e fortalecer a geração de emprego na cidade. Crédito: Divulgação
Paverama

O encontro dos municípios que formam o G-7 ocorreu na sexta-feira, 1º, em Paverama, e deu destaque às alternativas para aumentar a integração da microrregião. No âmbito tecnológico, a ideia é implementar um sistema onde os municípios possam compartilhar vagas de emprego. Já no setor turístico, foi apresentado um diagnóstico do grupo.

Com a perspectiva de fortalecer os integrantes da entidade, a empresa L3S Consultoria apresentou um software para gestão de recursos humanos. Nele, cada cidade poderá ter um banco de dados com currículos dos moradores, para que os governos direcionem às vagas existentes. O desafio colocado pelo presidente do grupo, Celso Forneck, é implementar algo único para todos os municípios.

Ele explica que a criação da tecnologia foi feita para cada município usá-la de forma individual. No entanto, a necessidade de distribuição das vagas demanda um sistema integrado. “Apresentamos para que a empresa estude a possibilidade. Caso funcione, um morador de Westfália pode acessar vagas de Teutônia, por exemplo, o que nos fortalece enquanto grupo.”

Outro aspecto abordado entre os gestores foi a situação do turismo na microrregião. Municípios como Fazenda Vilanova e Westfália discutiram seus planos no setor. Na última atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, Paverama e Poço das Antas foram incluídos. E Teutônia faz movimentos para ser protagonista no turismo de eventos.

Tudo isso foi destacado pela gerente regional do Sebrae, Liane Klein. Ela falou sobre o projeto de acelerar o desenvolvimento do setor na microrregião, com a qualificação dos empreendimentos, da mão de obra e maior envolvimento da comunidade. O plano consiste em ações como remodelagem dos espaços públicos e pontos turísticos, obras de mobilidade urbana e investimentos em sinalização.

O Sebrae fez este estudo para os municípios entenderem o que fazer para ter um planejamento a evolução do grupo. “Estamos perfeitamente dentro do cronograma. Agora vamos localizar geograficamente os pontos de turismo, para que as empresas que se inscreveram e fizeram estudo sejam lançadas no projeto online”, pontua Forneck.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais