Lajeado intensifica fiscalização de cercas elétricas

NORMA EM VIGOR

Lajeado intensifica fiscalização de cercas elétricas

Nova lei exige que equipamento tenha um responsável técnico

Lajeado intensifica fiscalização de cercas elétricas
Foto: Pixabay
Lajeado

A Prefeitura de Lajeado fiscalizará de maneira mais intensa a instalação de cercas energizadas destinadas à proteção de perímetros no município. A nova lei, aprovada em junho do ano passado, ampliou o número de profissionais aptos a assinarem projetos de cercas elétricas e passou a exigir que este tipo de equipamento tenha um responsável técnico pela atividade.

LEIA TAMBÉM: Ouvidoria de Lajeado registra 1,3 mil protocolos em cinco meses

As novas regras, que têm como objetivo garantir a segurança dos equipamentos, tiveram um período de transição de um ano para que empresas e profissionais pudessem se adequar. A Lei nº 11.183 foi publicada em 21 de junho de 2021. Agora, a fiscalização passará a cobrar o cumprimento das novas regras.

As cercas destinadas à proteção de perímetros e que tenham corrente elétrica recebem a denominação de energizadas, sendo incluídas na mesma legislação as cercas que utilizem outras denominações, como eletrônicas, elétricas, eletrificadas ou similares.

A Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan) é responsável pela fiscalização desta atividade. As empresas que realizam a instalação das cercas energizadas devem informar o nome do responsável técnico, e eles poderão ser profissionais das seguintes áreas: engenheiros eletricistas, técnicos em eletrotécnica, eletroeletrônica e eletrônica, todos devidamente capacitados pelos respectivos conselhos profissionais.

Confira a nova Lei clicando aqui. 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais