Lajeado intensifica fiscalização de cercas elétricas

NORMA EM VIGOR

Lajeado intensifica fiscalização de cercas elétricas

Nova lei exige que equipamento tenha um responsável técnico

Por

Atualizado segunda-feira,
04 de Julho de 2022 às 15:39

Lajeado intensifica fiscalização de cercas elétricas
Foto: Pixabay
Lajeado

A Prefeitura de Lajeado fiscalizará de maneira mais intensa a instalação de cercas energizadas destinadas à proteção de perímetros no município. A nova lei, aprovada em junho do ano passado, ampliou o número de profissionais aptos a assinarem projetos de cercas elétricas e passou a exigir que este tipo de equipamento tenha um responsável técnico pela atividade.

LEIA TAMBÉM: Ouvidoria de Lajeado registra 1,3 mil protocolos em cinco meses

As novas regras, que têm como objetivo garantir a segurança dos equipamentos, tiveram um período de transição de um ano para que empresas e profissionais pudessem se adequar. A Lei nº 11.183 foi publicada em 21 de junho de 2021. Agora, a fiscalização passará a cobrar o cumprimento das novas regras.

As cercas destinadas à proteção de perímetros e que tenham corrente elétrica recebem a denominação de energizadas, sendo incluídas na mesma legislação as cercas que utilizem outras denominações, como eletrônicas, elétricas, eletrificadas ou similares.

A Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan) é responsável pela fiscalização desta atividade. As empresas que realizam a instalação das cercas energizadas devem informar o nome do responsável técnico, e eles poderão ser profissionais das seguintes áreas: engenheiros eletricistas, técnicos em eletrotécnica, eletroeletrônica e eletrônica, todos devidamente capacitados pelos respectivos conselhos profissionais.

Confira a nova Lei clicando aqui. 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais