Feira de horticultura em São Paulo inspira produtores do Vale

Hortitec

Feira de horticultura em São Paulo inspira produtores do Vale

Evento na cidade de Holambra reúne técnicas e tecnologia para cultivo de hortaliças, flores e demais culturas intensivas

Por

Atualizado sábado,
25 de Junho de 2022 às 14:25

Feira de horticultura em São Paulo inspira produtores do Vale
Agricultores do Vale do Taquari conhecem tecnologias e processos na produção de frutas e hortaliças. Crédito: Divulgação. Kathleen Krüger
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Genética, tratamento biológico e produção orgânica são temas verificados por agricultores da região em feira em São Paulo. O evento na cidade de Holambra reúne técnicas e tecnologia para cultivo de hortaliças, flores e demais culturas intensivas.

A ida de oito produtores do Vale do Taquari é uma iniciativa do Sebrae para inspirar e qualificar o setor de horticultura. De acordo com a analista de articulação de projetos do agronegócio, Kathleen Krüger, é uma das maiores feiras da América Latina que abrange toda a cadeia produtiva, desde o plantio, processamento e venda.

“Conhecemos o que há de mais moderno em máquinas para embalagens, sistemas de irrigação e estufas. São itens essenciais para uma produção de qualidade e atendem as necessidades da região”, observa Kathleen. Participam produtores de Arroio do Meio, Lajeado, Santa Clara do Sul, Teutônia e Imigrante.

A Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (Hortitec) encerrou nessa sexta-feira, 24, com 470 expositores e público estimado em 30 mil visitantes. Para Kathleen, a feira foi momento de troca de ideias entre os representantes de empresas e produtores, além de oportunizar negócios.

Qualidade e diversificação

O engenheiro agrônomo e coordenador do setor de hortifrúti da Languiru, Uiliam Porsche, também integra a comitiva do Vale na missão técnica. “Temos na cooperativa um projeto que incentiva os associados na produção de hortaliças. Essa visita nos aproxima de soluções para o controle biológico e sementes com genética melhorada, além de várias outras novidades.”

De acordo com Porsche, o segmento orgânico conquista cada vez mais consumidores e cresce em média 20% ao ano. “É uma boa alternativa de renda. Na Languiru são pelo menos 70 associados que fazem parte do projeto de hortifrúti.”

Para garantir a qualidade e driblar condições do tempo, Porsche destaca as diferentes opções de irrigação e cultivo em estufas. “A recorrência de períodos de estiagem força o produtor a se preparar cada vez mais para enfrentar essas situações.”

Produção orgânica

Criado em 2017, o programa Santa Clara Mais Saudável conta hoje com 14 produtores certificados no cultivo orgânico. A coordenadora Angélica Mallmann também integra o grupo na Hortitec.

Segundo ela, o principal objetivo é a busca por tecnologia e inovação em processos. “Ainda há muito por aprender e evoluir. A feira além de ser um espaço muito focado no aspecto técnico é momento para criar conexões e contatos que podem fortalecer o potencial produtivo.”

Angélica também alerta para a falta de conhecimento sobre a biotecnologia e seus benefícios. “O setor orgânico ainda é pouco difundido. Mesmo a região em crescente neste aspecto, é um processo lento. Precisamos buscar inspiração em modelos já consolidados e de sucesso.” Em relação ao controle biológico, o destaque da feira está na variedade de espécies de fungos e bactérias benéficos e que dispensam o uso de químicos no controle de pragas.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais