Novas metas ao saneamento básico são apresentadas em audiência pública

LAJEADO

Novas metas ao saneamento básico são apresentadas em audiência pública

Aberto ao público, evento teve baixa adesão da comunidade

Por

Atualizado segunda-feira,
20 de Junho de 2022 às 15:47

Novas metas ao saneamento básico são apresentadas em audiência pública
Foto: Henrique Pedersini
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As novas metas e diretrizes do Plano de Saneamento Básico de Lajeado foram apresentadas à comunidade nesta segunda-feira, 20. A audiência pública ocorreu às 8h30, no salão de eventos da prefeitura. O evento foi aberto ao público, mas teve baixa adesão. Esta é mais uma etapa prevista no processo de revisão da proposta, iniciada há dois anos, por meio de uma comissão integrada.

LEIA MAIS: Governo apresenta novas metas ao saneamento básico

Estruturada em quatro capítulos, a revisão do plano é uma exigência legal, prevista em lei federal. A versão final foi concluída no ano passado e agora é submetida para avaliação dos lajeadenses. Foram apresentados os trabalhos e resultados obtidos nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem pluvial.

O diretor da Secretaria Meio Ambiente (Sema), Cassiano Black explica que há cerca de dois anos foi criada uma comissão encarregada de analisar se as metas estabelecidas em 2013 foram cumpridas e, também, para estabelecer as metas futuras. A comissão é presidida pela Sema, com a participação das secretarias municipais, de entidades, e do conselho de meio ambiente. “Hoje foi apresentado o resultado do trabalho ao longo desse período, e esta audiência é um dos últimos atos para a publicação definitiva do plano de saneamento”, descreve Black.

A química industrial Gabriela Roehrs lamenta a baixa participação da população. “Infelizmente não recebemos nenhuma contribuição via e-mail ou redes sociais.” Segundo ela, a colaboração mais efetiva é proveniente de uma pesquisa realizada no início da concepção do plano de saneamento. Nesta etapa, 880 pessoas responderam às perguntas. O próximo passo é elaborar um relatório final que será encaminhado para análise da Câmara de Vereadores.

Ouça a entrevista na íntegra 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais