Os estudantes da Unidade de Ensino Médio Gustavo Adolfo, Campus Univates, têm oportunidade de vivenciar a autonomia e o protagonismo para que suas escolhas futuras, tanto pessoais quanto profissionais, sejam mais assertivas. Como isso acontece? Uma das maneiras é por meio do Projeto de Vida, um componente curricular do Novo Ensino Médio do GA que visa a construção da caminhada do estudante, focada em autorreflexão, autoconhecimento e experiências para a vida toda.
Conforme a coordenadora do EM, Rosilene König, os encontros presenciais e EAD, totalizando 240 horas, acontecem todas as terças-feiras à tarde, com dois professores facilitadores, a psicóloga Graziela Ely e o engenheiro e empresário Tiago Guerra. “O Projeto de Vida é um espaço onde o estudante pode refletir sobre sua identidade e os seus papéis na sociedade e, a partir daí, com o suporte dos profissionais do GA e a estrutura universitária, construir a sua caminhada de vida, com olhar para o futuro”, resume.
Cursos Técnicos
Rosilene acrescenta que no Projeto de Vida o estudante desenvolve habilidades e o autoconhecimento, defende ideias, analisa a realidade de maneira crítica e construtiva, além de participar de atividades práticas. Entre essas ações, as turmas do 1º Ano do EM participaram de palestras e visitas aos laboratórios de cursos técnicos da Univates. A partir do próximo semestre, eles poderão cursar uma disciplina de seu curso de preferência, entre as mais de 25 opções oferecidas. “O Projeto de Vida ajudará ainda o estudante a optar pelas Trilhas, outro componente disponível no 2º e 3º Anos, em três áreas: Saúde, Humanas e Engenharias. Queremos que o estudante passe por mais de uma trilha para experimentar, vivenciar e se encontrar, dentre tantas possibilidades.”
Visão sistêmica e comunicação
Na sala de aula ou por meio da plataforma virtual, os facilitadores do projeto trabalham, inicialmente, com dois pontos cruciais: visão sistêmica, para que o estudante entenda que o mundo tem sincronicidade e correlação, ou seja, não é dividido em ‘caixinhas’; e comunicação, instigando cada um a entender o que quer para conseguir se expressar e se conectar com o todo. “Os adolescentes vêm de um processo de educação bastante mecanicista e tradicional. O Projeto de Vida provoca essa disruptura, pois é um espaço onde o estudante tem autonomia e proatividade para fazer escolhas e chegar onde quer, com embasamento, valores e princípios. Como facilitadores, nosso trabalho é moldar e lapidar esses jovens para enfrentar o dia a dia de forma mais natural”, explica Tiago Guerra.
Segurança para escolher
Conforme Graziela Ely, o Projeto de Vida permite ao estudante vivenciar diferentes experiências e fazer escolhas que precisam ser bem analisadas, pois geram consequências. “Há dinâmicas, trabalhos em grupos e individuais, e debates para que entendam que na vida não é tudo ação e reação, que é importante parar e analisar o contexto e sua postura diante dele. Esse projeto é um espaço onde as turmas têm segurança para se expressar, se autoconhecer, olhar para o mundo e se entender dentro dele, além de vivenciar experiências únicas e para a vida”, salienta a psicóloga. Ela reforça que a maioria dos estudantes não sabe o que quer, o que é natural. “Por isso, estão tendo essa oportunidade agora. Até o 3º Ano do EM terão uma importante caminhada para decidir o que buscam de uma forma mais tranquila.”
- Luiz Gabriel Rohr, 15, estudante do 1º Ano do EM
“Estou entusiasmado com as novas experiências e me sinto privilegiado em ter aulas mais dinâmicas, diferentes vivências e mais oportunidades de me expressar. Com o Projeto de Vida estamos começando a traçar o nosso caminho e a conhecer novas possibilidades. Ele representa autoconhecimento e suporte para escolher o melhor para mim. Pelo que já conheci aqui, devo optar pela área de TI.”
- Giovanna N. Zenatti, 16, estudante do 1º Ano do EM
“O Projeto de Vida oferece muitas possibilidades para nos conhecermos melhor e o mundo que nos cerca. São muitas opções de caminhos para escolher. Mas com o projeto temos orientação, suporte e direcionamento que ajudam a traçar metas. Tenho dúvidas entre as áreas de Direito, Enfermagem ou Fotografia. Poder ter experiências em cada uma vai facilitar muito minha escolha. O Projeto de Vida representa planejamento para o futuro.”
créditos: divulgação