Clássico que todo mundo precisa ver, “Taxi Driver” volta à Netflix

Na Sua Tela

Clássico que todo mundo precisa ver, “Taxi Driver” volta à Netflix

Estrelado por um jovem Robert De Niro, obra projetou o diretor Martin Scorsese e se tornou uma das mais importantes da segunda metade do século

Por

Clássico que todo mundo precisa ver, “Taxi Driver” volta à Netflix

Se há um serviço de streaming que ocupa a posição de liderança é a Netflix. Contudo, a partir de que este mercado se consolidou, a empresa vem perdendo dia a dia a variedade em seu catálogo. Afinal, os outros estúdios estão retirando suas produções da plataforma e investindo em seus próprios serviços de streaming, como o Disney+, a HBO Max, a Paramount+ e por aí vai. E o conteúdo original da Netflix, convenhamos, é meio nhé.

Porém, ainda é possível destacar alguns clássicos no catálogo da empresa. E um deles voltou à plataforma há cerca de duas semanas e trata de uma das obras mais importantes da segunda metade do século 20: “Taxi Driver”, de Martin Scorsese.

Responsável por promover Scorsese como um dos grandes nomes de Hollywood e revitalizar a indústria, o filme foi lançado em 1976 e traz como protagonista um jovem Robert De Niro na pele de Travis Bickle.

Na trama, Travis é um veterano da Guerra do Vietnã e viu no táxi a única opção de emprego em uma Nova York suja e acossada pela criminalidade – o filme se passa antes da política de intolerância zero implementada na cidade nos anos 1980. A partir dos caminhos que o táxi percorre, somos também conduzidos à mente nitidamente traumatizada e quebrada de Travis, que não consegue discernir limites de bom senso e confunde correção com autoritarismo. 

É quase um arquétipo do paradoxo americano da época. O American Way Of Life havia sido colocado em xeque com a ascensão da revolução cultural no fim dos anos 60 e destruído com o fracasso da Guerra do Vietnã. O país estava cultural e discursivamente perdido. O taxista que perambula sem sentido é o maior exemplo disso. 

“Taxi Driver” é um filme excelente e essencial para a formação cultural de todos nós. E não se assuste com a ideia de ser uma obra antiga. Se não fosse por um De Niro jovem, você nem perceberia a idade do filme. “Taxi Driver” está disponível na Netflix.

Assista ao trailer:

Você pode conferir o Na Sua Tela de segunda a sexta-feira, sempre às 13h45 e 17h45 na programação da Rádio A Hora 102.9.

Ouça a edição desta terça-feira (7/6):


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais