Com a indústria em plena expansão, pela primeira vez, a Dália Alimentos registra mais funcionários em relação ao número de associados. No final de abril, eram 2.820 funcionários e 2.811 no quadro social. Um mês depois, os dados já se alteraram: são 2.840 colaboradores e 2.792 associados.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Gilberto Antônio Piccinini, o crescimento contínuo do número de funcionários se deve, principalmente, ao foco no desenvolvimento da produção agroindustrial da Dália. Outra justificativa é de que o cenário repete uma tendência mundial. “Isso tudo é resultado da modernização, da industrialização do agronegócio. É também caracterizado pelo movimento em que muitas pessoas optam por viver no meio urbano”, reforça.
Profissionalização e tecnologia
De fato, nem todos têm a vocação de viver no meio rural e focar na produção agropecuária. “É natural que esse movimento corresponda a uma redução no número do quadro social. No entanto, para os associados que permanecem produzindo em suas propriedades, a tendência converge para uma maior utilização de tecnologias avançadas, para a profissionalização do empreendimento e para o aumento de sua produção”, observa Piccinini.
Mais jovens rurais
Diante da realidade, enfatiza o presidente da Dália, é necessário investir em assistência técnica e estimular os associados a crescerem cada vez mais na atividade agropecuária. “Por outro lado, vejo esse momento como propício para a inclusão de jovens interessados em ingressar na produção rural. Mas há também a propensão de ocorrer uma redistribuição da renda familiar, onde na mesma casa, por exemplo, um cuida da propriedade e outro trabalha fora”, compara.
Vagas disponíveis
No final de abril, conforme informações da cooperativa, foram preenchidos 97 cadastros para vagas em diversos setores das unidades industriais de Encantado e Arroio do Meio, além de alguns condomínios avícolas. Atualmente, ainda há vagas disponíveis nos frigoríficos de frangos e de suínos, nos supermercados, nas unidades de laticínios, condomínios avícolas, granjas de leite e na função de técnico de Segurança do Trabalho. Os interessados podem enviar e-mail para recrutamento@dalia.com.br
créditos: Kástenes Roberto Casali/divulgação