Com a proposta de levar conhecimento até as propriedades rurais, o projeto Escola do Leite, da Dália Alimentos, objetiva capacitar seus associados para as atividades no setor de gado leiteiro. Até 2019, as oficinas eram realizadas de forma presencial com uma unidade móvel de treinamento, a qual possui uma estrutura que após montada se torna semelhante a uma sala de aula. Mas, devido à pandemia, o modelo precisou se adaptar às normas sanitárias e mudar para o formato virtual.
Como era
O projeto atende as propriedades rurais desde 2014 e percorria oito macrorregiões: Vale do Taquari Oeste, Sul e Leste; Alto Taquari; Serra; Serra Planalto; Centro Serra e Vale do Rio Pardo. Conforme o gerente da Divisão de Produção Agropecuária da Dália, Fernando de Oliveira Araújo, a unidade móvel realiza aulas teóricas e práticas sobre diversos temas relacionados à produção leiteira. “Nós dividimos os associados em turmas, de acordo com a distribuição geográfica, para reuni-los em propriedades sedes, a fim de montar toda a estrutura”, explica.
Na propriedade escolhida, os produtores formavam grupos com cerca de 40 associados. “Um instrutor da cooperativa ministrava aulas teóricas e práticas durante uma tarde inteira”, conta.
Mudança no formato
De acordo com o gerente, a Escola do Leite permaneceu até 2019, quando foi preciso ser suspensa devido à crise sanitária causada pela covid-19. “Em 2020, quando nos preparávamos para realizar as aulas em Guaporé, tivemos que cancelar tudo, para não colocar em risco nossos produtores e a equipe.” A partir disso, surgiu a ideia de transformar as oficinas presenciais em um formato remoto. “Em parceria com o Colégio Teutônia, foram organizadas as atividades e adaptados os módulos para uma plataforma on-line”, lembra Araújo.
Vantagens para os associados
Com uma equipe integrada por seis técnicos em agropecuária, um veterinário e um agrônomo, as gravações das aulas teóricas ocorrem em um estúdio desde dezembro. Já as gravações das aulas práticas, são em propriedades de associados. Segundo o gerente, o conteúdo das vídeos-aulas permite o acesso de todo o quadro social. “Com esse novo formato, nosso alcance será maior, estará disponível a qualquer momento.”
Segundo o gerente, o novo formato também otimiza a mão de obra dos técnicos e o tempo para os produtores, sem contar que há possibilidade de abranger outros assuntos, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Compliance, entre outros treinamentos de forma rápida e padronizada. “Acredito que esse formato a distância pode modificar a forma de comunicação das equipes técnicas com todo o quadro social”, avalia o gerente.