O Colégio Sinodal Gustavo Adolfo tem em seu DNA a marca da inovação. Um diferencial que nasceu com o GA, em 1967, para atender uma nova e relevante demanda: a necessidade de acolher crianças antes da idade escolar, tornando o colégio o primeiro da região a iniciar suas atividades exclusivamente com a Educação Infantil. Na época, conforme o diretor Edson Wiethölter, crescia a imigração de famílias da zona rural para a urbana de Lajeado, assim como a necessidade das mulheres trabalharem fora. “O GA foi projetado para construir esse legado em Lajeado”, recorda.
Passados 55 anos, o protagonismo segue sendo o viés dos processos de aprendizagens do GA. A partir deste ano letivo, por exemplo, mais um projeto inovador e inédito será concretizado. Desta vez, com turmas do Nível III (5 anos) da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental (6 anos), que terão currículo bilíngue com dupla docência (português/inglês), de forma simultânea. “O GA se constituiu por meio de um projeto de vanguarda e assim segue fazendo sua história, sendo pioneiro e inovador”, ressalta o diretor.
Mais de 100 crianças
A previsão para este ano letivo, conforme Wiethölter, é contar com mais de 100 crianças a partir de 3 anos incompletos (sem fraldas) na Educação Infantil, totalizando sete turmas. Para atender a demanda, o GA contará com dez pedagogos, sendo sete de Língua Portuguesa, no currículo normal; e três no projeto bilíngue, focados nos alunos de 5 anos. Haverá ainda mais quatro professores de áreas específicas, como tecnologia, música, esporte e inglês (para os níveis 1 e 2). Todos têm formação superior e grande parte possui cursos de especialização na área. O diretor salienta ainda a presença de monitores em todas as turmas e a sistemática de avaliações semestrais. “As famílias têm acesso aos objetivos, habilidades e competências, e recebem, no final de cada semestre, um parecer descritivo sobre o desenvolvimento de seus filhos”, ressalta.
Formação Continuada
Para o desenvolvimento integral das turmas de Educação Infantil, o GA mantém a Formação Continuada dos docentes. “Toda a preparação inicia sempre no ano anterior e no GA ele é contínuo. O projeto bilíngue, por exemplo, já teve várias iniciativas desde a metade do ano passado e se fortalece agora. Investimos na qualificação dos professores e em espaços de alta performance para que a criança se desenvolva em todos os sentidos, de forma lúdica e saudável.”
Estrutura de ponta para a Educação Infantil
Além de contar com uma equipe de excelência, o GA oferece aos estudantes espaços modernos, estruturados e coloridos para garantir o desenvolvimento integral dos pequenos:
– Salas de aulas pensadas e equipadas com jogos, brinquedos e ferramentas que auxiliam na aprendizagem e integração das turmas;
– Biblioteca com mais de 22 mil títulos, sendo grande parte da literatura focada na Educação Infantil e cujas turmas têm atividades lúdicas semanais no local, além de possuírem espaço cativo no tradicional Festival do Livro do GA;
– Laboratório de Ciências da Natureza para complementar atividades desenvolvidas em sala de aula, em um espaço moderno e diferenciado, semelhante ao que é oferecido em universidades;
– Ginásio de esporte, quadra coberta e praças equipadas para momentos de lazer, brincadeiras e aprendizagens;
– Auditório para eventos, ensaios, apresentações e demais atividades.
“Investimos na qualificação dos professores e em espaços de alta performance para que a criança se desenvolva em todos os sentidos, de forma lúdica e saudável.” Edson Wiethölter, diretor do GA