Trem dos Vales retoma passeios com 28 mil ingressos vendidos

Turismo

Trem dos Vales retoma passeios com 28 mil ingressos vendidos

Atração turística deve receber cerca de 30 mil visitantes. Ainda são comercializados bilhetes que dão direito a um passeio de duas horas e 30 minutos pela Ferrovia do Trigo

Por

Trem dos Vales retoma passeios com 28 mil ingressos vendidos
Foto: Divulgação
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Está chegando a hora de embarcar em mais uma edição do Trem dos Vales. Os passeios que conduzem os turistas pelos municípios do Vale do Taquari pela Ferrovia do Trigo, entre Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé, retornam neste sábado, 6. Através da janela, um convite para conhecer de uma forma única, viadutos, cascatas, túneis e montanhas. O trajeto possui 46 quilômetros e a duração do percurso é de 2h30.

Em sua terceira edição comemorativa, o passeio de trem ocorre duas vezes ao dia, às 9h e às 14h, nas datas comercializadas. Para o mês de novembro foram disponibilizados um total de dez passeios, sendo que todas as datas para este mês, já estão esgotadas. Para dezembro ainda restam seis datas disponíveis, são elas 17, 22, 26, 28, 29 e 30. Já em janeiro de 2022, o agendamento para os passeios ainda pode ser feito nos dias 2, 7 e 8. Dos 30 mil bilhetes à venda, cerca de 28 mil já foram comercializados.

Conforme o coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana, primeiramente as agências de turismo da região é quem estavam fazendo a venda dos bilhetes. Em um segundo momento, abriu-se a comercialização para o público em geral.

“Estamos muito felizes, pois é uma retomada importante do turismo. Vamos receber mais de 30 mil visitantes que estão fazendo reservas em hotéis e restaurantes na região e que durante este período vão desfrutar da gastronomia, acolhimento e belezas naturais que o Vale tem a oferecer”, comemora.

Cada passeio transporta 608 passageiros. O ingresso pode ser adquirido pelo site tremdosvales.com.br ou direto na revenda de Guaporé (51) 3443-2577 ou na revenda de Muçum (51) 997.239.530, ao valor de R$ 139 por pessoa a partir dos seis anos. Criança até cinco anos acompanhada por um adulto, não paga.

Sobre os trilhos

O passeio apresenta aos turistas 21 túneis e 17 viadutos, entre eles, o V-13, considerado o maior da América do Sul, com 143 metros de altura e 509 metros de extensão, em Vespasiano Corrêa. Também os viadutos Pesseguinho e Mula Preta, em Dois Lajeados. Os visitantes farão o percurso pela Ferrovia do Trigo, a qual possui 289 quilômetros de trilhos e demorou 67 anos para ficar pronta.

Trem dos Vales

O Trem dos Vales é uma iniciativa planejada há mais de 20 anos e que saiu do papel em 2018. Em dezembro daquele ano, foram realizadas viagens para convidados e imprensa. Mas a grande experiência foi em 2019. Em dois fins de semana, entre os meses de agosto e setembro, foram realizados oito passeios, entre Muçum e Guaporé, reunindo mais de 5 mil pessoas.

Em 2020, na segunda edição do projeto, quase 8 mil pessoas participaram das cerca de 12 viagens entre Colinas e Roca Sales, pela Ferrovia Tronco Principal Sul, e 22 passeios entre Muçum e Guaporé, pela Ferrovia do Trigo.

O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e conta com o apoio e cooperação da Rumo Logística.

Acompanhe
nossas
redes sociais