Grupo A Hora recebe prêmio em congresso de diários do interior

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Grupo A Hora recebe prêmio em congresso de diários do interior

Projeto “Pratas da Casa”, desenvolvido em parceria com o Sesc Lajeado, foi o vencedor do Prêmio ADI/Fecomércio de Excelência em Gestão. Congresso ocorreu em Canela e reuniu mais de 100 pessoas

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Grupo A Hora recebe prêmio em congresso de diários do interior
Sandro Lucas (e) recebeu certificado de André Jungblut, diretor do Grupo Gazeta. (Foto: Divulgação)
Estado
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Reativado este ano, o projeto “Pratas da Casa” foi premiado no 23º Congresso dos Diários do Sul do Brasil, promovido pela Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI-RS). A iniciativa, desenvolvida numa parceria entre o Grupo A Hora e o Sesc Lajeado, e que destaca talentos da música regional, venceu o Prêmio ADI/Fecomércio de Excelência em Gestão.

A entrega do prêmio ocorreu na noite de sábado, 30, no Tri Hotel Canela. O congresso teve como tema “Novas modelagens de negócios e soluções para produtos off e on-line” e contou com uma extensa programação de palestras e painéis.

Conforme o diretor de Marketing e Inovação do Grupo A Hora, Sandro Lucas, receber o prêmio é gratificante, pois faz parte da responsabilidade da empresa enquanto comunidade. “Entendemos que a cultura e a música locais são importantes e o Pratas da Casa é uma ação prática disso, com uma parceria importante do Sesc”, destaca.

Lucas lembra que o Pratas da Casa é um projeto reconhecido pela comunidade e que teve uma inovação em sua concepção desde sua retomada. “Além de unir música e solidariedade por meio da arrecadação de alimentos, tem essa parte da capacitação artística, com as bolsas de estudos”, comenta.

Parceria positiva

Gerente do Sesc Lajeado, Betina Durayski comemora o sucesso do Pratas da Casa e projeta o retorno do público em 2022 nos shows. “Ficamos felizes com o prêmio, pois é um projeto que temos um carinho muito grande. Vamos seguir e mantê-lo em 2022, aí sim de forma presencial”, garante.

Betina também destaca a parceria com o Grupo A Hora na retomada do Pratas da Casa. “É uma parceria que já existia há mais tempo, mas sempre tivemos a pretensão de qualificar, fazer diferente, mantendo a essência do projeto”, frisa.

Incentivo

Sócio da Arruda Advogados, apoiadora cultural do Pratas da Casa, Ney Arruda Filho considera importante iniciativas em prol de manifestações culturais. “Uma parceria nesses moldes, feita pelo Grupo A Hora e com o acolhimento de empresas, é importante até para botar comida na mesa do artista. Quem vivia de se apresentar em público ficou totalmente sem renda”, recorda.

O proprietário da Roque Viagens, Roque Rodrigues ressalta a valorização dos artistas locais como um ponto-chave do projeto. A empresa é uma das patrocinadoras do Pratas da Casa. “É sempre válido, pois ajuda a divulgar o trabalho destes músicos. Eles são mais reconhecidos e valorizados assim.”

Rediscussão do jornalismo

O congresso da ADI contou com mais de 100 participantes, entre empresários do setor, editores, diretores comerciais, repórteres e outros profissionais. Cerca de 30 jornais do interior foram representados.

Conforme o editor-chefe do Grupo A Hora, Alexandre Miorim, a programação foi oportuna para a rediscussão sobre o jornalismo no interior. “Em meio a tantas transformações nos últimos anos, as comunidades ainda confiam no trabalho exercido pelos veículos locais, o que amplia nossa responsabilidade em buscar sempre o aprimoramento”, enfatiza.

Diversificar produtos para contemplar as variadas formas de consumo de informação e profissionalizar cada vez mais processos dentro das redações foram aspectos tratados nas discussões.

Para Miorim, ficou evidente que oferecer conteúdos relevantes à sociedade e, ao mesmo tempo, garantir sustentabilidade financeira às empresas é compromisso de todos os colaboradores. “Apesar da facilidade das novas tecnologias, o bom jornalismo ainda é feito com intensidade, saída a campo, envolvimento, profundidade e análise”, conclui.


O projeto

• O Pratas da Casa surgiu em 2009 com o interesse do Sesc em abrir o teatro para talentos locais. Em 2021, foi retomado após cinco anos, com a apresentação de dez artistas ao longo do ano, sempre na terceira quarta-feira do mês. Ao todo, houve 30 inscrições para o projeto;

• Cada artista, além de mostrar seu talento, recebe um cachê de R$ 1 mil e poderá ser premiado em três categorias: melhor música autoral, maior público virtual e melhor arranjo e composição;

• O Projeto Pratas da Casa 2021 tem patrocínio de Escola de Música Josélia Jantsch Ferla, Kikão, Salva Kraft Beer, Alexandre Lucas Corretor de Imóveis, Universidade Unopar Lajeado, Transportadora Nimec, UpTime, Airton Seguros e Agência de Turismo Roque Viagens.

• São apoiadores a Rock Center Instrumentos Musicais, Peixe Gás Service, Laboratório Lajeado/Irion, Claudir Degasperi Compositor, Santa Cor Tintas e Xerife Corretor de Imóveis. O Projeto conta com a parceria de Matheus Hinterholz Produções, Na Baia Studio e Musicness e apoio cultural de Arruda Advogados.


Confira os vencedores:

Prêmio ADI/Fecomércio de Excelência em Gestão:
1º lugar: Grupo A Hora, com ‘Pratas da Casa’, de Sandro Lucas
2º lugar: Jornal Ibiá, com o projeto ‘Mulheres que Brilham’, de Maria Luiza Szulczewski.
3º lugar: Jornal do Povo, com ‘1º Prêmio Agro Cachoeira’, Márcio Vieira da Cunha.

Prêmio ADI de Excelência Editorial:
1º lugar: Gazeta do Sul, com ‘O que aprendemos em um ano de distanciamento’, de Pedro Garcia e Iuri Fardin.
2º lugar: Gazeta do Sul, com ‘Avanços e desafio do protagonismo das Mulheres Rurais’, de Caroline Garske Rosa.
3º lugar: Folha do Mate, com ‘Coração de Mãe sempre cabe mais um’, de Cassiane Rodrigues e Carlos Dickow.

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