O movimento foi importante para alertarmos sobre a prevenção. Independente de quantas pessoas foram tocadas pela manifestação, se conseguimos fazer com que uma acendesse a chama da consciência de que prevenir é a melhor forma, nós atingimos o nosso objetivo”, declara a primeira-dama de Encantado, Taísa Bombassaro Calvi, sobre a ação realizada no sábado, 23, em alusão ao Outubro Rosa.
A atividade promovida pela administração municipal, com o apoio e incentivo da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado, Secretaria de Saúde, agentes comunitárias, Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e Hospital Beneficente Santa Terezinha, faz parte do cronograma de programações desenvolvidas para acontecer durante todo o mês.
Para Taísa, o evento foi importante, pois mostrou o envolvimento das comunidades. Cerca de 200 pessoas vestidas em tons rosa e branco participaram da Caminhada Rosa, que teve início às 9h, em frente ao Hospital, passando pelas Ruas Julio de Castilho, Tiradentes e Duque de Caxias, finalizando na Praça da Bandeira, no Centro da cidade, local em que ocorreu o aulão de ritmos.
O movimento, conduzido pelo professor Cristiano Silva, durou cerca de 2h e contou com a presença das Soberanas do município. “A prevenção pode salvar vidas. E podemos fazer isso com gestos simples como alimentação saudável, atividade física, autoexame e com o diagnóstico precoce. Gostaríamos de que o Outubro Rosa fosse lembrado o ano inteiro”, destaca a primeira-dama.
Conforme a presidente da Liga, Sônia Maria Cé, foi grande a participação da comunidade, pois todos se solidarizam com a causa. “Procuramos atender as demandas com muito amor e empatia, além de oferecer apoio emocional. Acho que ter uma Liga em qualquer cidade deixa as pessoas mais tranquilas com relação aos seus tratamentos, tendo a certeza de que nada lhes faltará”, explica.
29 anos de história
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado iniciou suas atividades em 29 de outubro de 1992, como Núcleo da Liga Feminina de Combate ao Câncer no Rio Grande do Sul. Na época, surgiu pela necessidade de assistir os inúmeros casos de doentes de câncer existentes no município, como também realizar trabalhos de prevenção junto à comunidade.
E segue até hoje, sendo extremamente necessária para os cerca de 80 assistidos atualmente, sendo que 45 deles buscam mensalmente auxílio na entidade, localizada na Rua Monsenhor Scalabrini, 1047, sala 105, junto ao prédio da Administração Municipal.
De acordo com Sônia, o trabalho realizado pela Liga é reconhecido por todos por ser de suma importância para a sociedade.“Hoje somos em 34 voluntárias e ainda contamos com a participação de colaboradores que nos auxiliam nos eventos”, enfatiza.
A Liga também auxilia com medicação, suplementos, autorização para combustível, cesta básica e ajuda para realizar exames. Além de emprestar cadeiras de rodas, de banho, muletas, colchões e andadores.
Mês repleto de atividades
A programação em alusão ao Outubro Rosa iniciou dia 9, com o Bazar, na Praça da Bandeira. No dia 12, a comunidade foi convidada a participar de um cordão humano até o Cristo Protetor, local em que ocorreu a missa de Nossa Senhora Aparecida. No dia 22, no Auditório Itália, foi promovido pelo CTG uma palestra com oncologista, psicóloga e depoimento de uma ex-paciente de câncer de mama. Hoje, 26, ocorre no Restaurante Zanatta, no Parque João Batista Marchese, um encontro com palestra e coquetel, promovido pela Florinda Semi Jóias, a partir das 19h30. E no dia 30, haverá missa na Igreja Matriz, às 18h30, em comemoração ao aniversário da Liga, com participação do Coral da AABB.