Aplicativo facilita acesso da população a serviços de saúde

Tecnologia

Aplicativo facilita acesso da população a serviços de saúde

“Eagle Care” estará disponível para a comunidade a partir do dia 18. Plataforma on-line deve ser baixada no celular

Por

Aplicativo facilita acesso da população a serviços de saúde
Para ter acesso ao sistema, é preciso baixar o aplicativo no celular e preencher um cadastro (Foto: Juliana Pisoni)
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Conforme levantamento realizado pela secretaria de Saúde de Encantado, nos primeiros 15 dias de outubro, apenas na Unidade do Posto Central, houve a desistência de 66 consultas agendadas com o clínico geral. “Desistências que não foram informadas para a equipe de saúde. Esses atendimentos poderiam ter sido disponibilizados para outras pessoas”, relata a secretária de Saúde, Clarissa Pretto Scatolla.

Esse é um dos fatores que motivou a administração de Encantado a lançar o aplicativo de saúde Eagle Care, o qual visa oferecer agilidade, segurança e eficiência no atendimento às pessoas.

O sistema que entrará em funcionamento a partir de segunda-feira, 18, permite realizar agendamento de consultas e de vacina, controle de medicamentos, pré-triagem Covid-19, ficha de investigação, renovação de receita, telecuidado, dicas e orientações e teleconsulta. Para ter acesso ao sistema é preciso baixar o aplicativo no celular e preencher um cadastro.

Conforme o prefeito Jonas Calvi, inicialmente os atendimento devem acontecer de forma mista, ou seja, além do aplicativo, o atendimento presencial segue normal, assim como o contato por telefone e Whatsapp. “O aplicativo que estamos disponibilizando à comunidade é mais uma alternativa para facilitar, agilizar e modernizar nossos serviços na Saúde”, explica.

De acordo com Clarissa, a plataforma on-line possui, por exemplo, um ícone para agendar consultas com clínico geral, dentista ou pediatra, dependendo do profissional que estiver disponível em cada Unidade de Saúde. “O paciente sempre receberá uma notificação para confirmar a consulta, caso não puder comparecer, abre-se vaga para outra pessoa”. O mesmo acontece com a renovação de receitas. O paciente será notificado assim que a receita estiver para vencer. “Dessa forma, o paciente consegue se antecipar e não ficará sem o medicamento”, destaca.

Prático e intuitivo

Nos últimos dias, os técnicos da Eagle Inteligência Digital, empresa/startup incubada no Parque Tecnológico – Tecnosinos, de São Leopoldo, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, trabalharam no abastecimento das informações e na realização de atividades de capacitação nos postos de saúde, escolas e empresas.

Para a secretária de Saúde, esse é o momento de adaptação, no qual a empresa responsável pela ferramenta, permanecerá por mais 15 dias na cidade com o intuito de auxiliar as pessoas no processo de instalação do aplicativo. No site e no facebook da prefeitura está disponível um tutorial sobre o aplicativo de saúde Eagle Care.

“É importante salientar que uma única pessoa pode realizar o cadastro e agendar consulta para toda a família. Não há a necessidade de todos possuírem o aplicativo no celular”, informa Clarissa.

Passo a passo para se cadastrar

  1. Acesse o navegador do celular e digite app.eaglecare.com.br
  2. Clique no botão “Começar”
  3. Preencha os dados do cadastro, com nome completo, data de nascimento, telefone, e-mail, estado, cidade e bairro.
  4. Crie uma senha
  5. Aceite os termos de uso. Repita esse processo três vezes e clique em “Finalizar”
  6. Pronto! Você está cadastrado e conectado ao Eagle Care, agora é só acessar os serviços de saúde disponíveis no município

Acompanhe
nossas
redes sociais