“A arte é uma forma de expressão  natural, não importa o que faça”

ABRE ASPAS

“A arte é uma forma de expressão natural, não importa o que faça”

O gosto pela arte sempre acompanhou Marcos Roberto Gomes, natural de Ijuí e morador de Teutônia. Tamanha identificação foi fundamental para o artista plástico de 42 anos alçar voos mais altos e trilhar uma carreira de sucesso. Por conta do seu trabalho exercido em vários estados, foi reconhecido com diversos prêmios, inclusive em nível internacional

Por

“A arte é uma forma de expressão  natural, não importa o que faça”
(Foto: Arquivo principal)
Vale do Taquari

O que te conectou ao mundo artístico?

Desenho desde sempre. Acredito que isso foi determinante para ingressar na atividade. A arte é uma forma de expressão natural, não importa o que estiver fazendo. Se tiver papel e algo para riscar, vou desenhar. Profissionalmente, pinto telas há cerca de 20 anos. Há cinco também atuo com tatuagens.

Qual foi a tua inspiração e como iniciou a carreira?

Comecei por influência da artista lajeadense Nara Maia e pintei por hobby durante muitos anos. Em 2010, participei de um concurso de arte de Teutônia, quando ainda não morava na cidade. Premiei e fui convidado a expor em Bento Gonçalves. Assim, as mostras, prêmios e contatos com galerias vieram na sequência, cada um no seu tempo. Hoje, possuo quadros em sete do Estado, norte do país e na Argentina.

Você tem alguma figura preferida para retratar nos teus trabalhos? Que técnica utiliza?

Tenho uma queda por retratar felinos. Foi com uma pintura de Bastet, a deusa gata egípcia, que fui premiado na Mostra do Mercosul em 2016. Hoje, consegui criar um estilo. Praticamente, só pinto em dripping (ou seja, a partir do gotejamento) para criar formas definidas como gatos, cachorros e pessoas. Nas tatuagens, tenho de ser polivalente devido aos variados tipos de pedidos e estilos.

Como ocorreu a ponte entre as artes plásticas e as tatuagens?

O mercado costuma oscilar bastante e meus amigos sempre me pediram para tatuar. Em uma destas baixas, atendi às solicitações, realizei o trabalho e não parei mais. São estilos diferentes. Amo as telas pela liberdade criativa e a possibilidade de deixar a mente e a inspiração fluírem. E me apaixonei pela metodologia, apuro técnico, que a tatuagem exige. Em suma, é uma obra de arte que não permite erros. Um desafio encantador.

Como avalia a recepção popular sobre o trabalho artístico?

Não penso ou reclamo disso. Desenvolvo várias atividades paralelas. Em termos de arte, a pintura de tela ainda é vista como algo elitizado ou voltado para a decoração. Quem tem grande poder aquisitivo compra quadros de artistas já renomados. Isso dificulta o início de muitos, principalmente daqueles que desejam apenas disso. As tatuagens são uma moda mundial. Não importa o preço.

Existem “requisitos” para ser um artista? É algo natural, pode ser desenvolvido?

Tudo na vida pode ser aprendido, desde que o esforço e a dedicação tomem a dianteira. Claro, o talento inato faz parte do processo.

Acompanhe
nossas
redes sociais