Decorridos 45 dias do período educacional, o estacionamento rotativo gratuito de Arroio do Meio passa a ser efetivo no dia de hoje. “O sistema estava em teste desde o dia 31 de agosto e hoje passa a ser efetivo, ou seja, decorrido o tempo limite, uma hora e meia, o carro poderá ser multado e guinchado”, alerta o coordenador do Departamento de Trânsito e presidente do Conselho Municipal, Alex Sandro Theves.
A área do estacionamento abrange as ruas Dr. João Carlos Machado, Visconde do Rio Branco, Theobaldo Kaffer, São José, Bento Gonçalves, São Luiz, São João, Monsenhor Jacob Seger e Gal. Daltro Filho (Rua de Eventos), estando identificadas com a faixa azul. O horário de controle de veículos é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h.
O sistema será efetivado, inicialmente, por dois operadores, que de posse de um PDA, instrumento eletrônico que adicionará o veículo ao sistema, estarão operacionalizando o rotativo gratuito, com a disponibilidade de 550 vagas. Em breve se prevê que mais pessoas passem a circular para o controle efetivo e eficaz do trânsito.
O coordenador do Departamento de Trânsito, explica que o veículo que exceder o limite será notificado por um sistema eletrônico. “A notificação será feita da mesma forma de antes do rotativo ser suspenso, porém, a partir de agora, de forma automática. Além disso, passando 1h30min o automóvel será notificado, a central recebe um comunicado e a BM será acionada, estando o proprietário sujeito a multa e o carro, ao guincho.”
Theves tem convicção de que o estacionamento rotativo gratuito será eficaz e lista como vantagens do sistema a rotatividade de vagas em prol do coletivo e o fomento ao comércio local. “Neste período anterior a comunidade já se conscientizou que Arroio do Meio precisa desse sistema para qualificar a mobilidade urbana”, explica o coordenador.
Não houveram custos elevados para a implementação do novo sistema do rotativo. “Ainda será necessário restaurar a faixa azul e o número da vaga (alguns apagados). Os gastos mais relevantes foram com a aquisição dos PDAs. Enquanto que o programa foi desenvolvido pelo Técnico em Informática da prefeitura”, esclarece o coordenador de Trânsito.
Áreas alternativas
Para viabilizar alternativa para veículos que permanecem um longo período na área central, foram efetivadas parcerias com proprietários de terrenos que recebem, em contrapartida, a isenção do IPTU destes lotes. A Administração, segundo Theves, se responsabilizará pela limpeza destes espaços.
Estão disponíveis seis espaços públicos: na rua Visconde do Rio Branco em frente à LS Confecções, na esquina das ruas Visconde do Rio Branco e São José, na área coberta aos fundos da secretaria de Educação, na entrada da Área de Lazer Pérola do Vale, na rua Dr. João Carlos Machado, ao lado da Lojas Lebes e na rua Gustavo Wienandts aos fundos do Supermercado Languiru.