Rafael Fontana avalia como positiva reunião com Estado

Trem dos Vales

Rafael Fontana avalia como positiva reunião com Estado

Coordenador do projeto destaca que, apesar da complexidade do tema, o governador em exercício, Gabriel Souza, demonstrou conhecimento técnico

Rafael Fontana avalia como positiva reunião com Estado
Crédito: Luisa Huber
Encantado

O coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana avaliou como positiva a reunião com o governador em exercício, Gabriel Souza, além de prefeitos e líderes das associações regionais. O encontro abordou a falta de informações sobre a recuperação da malha ferroviária destruída pela enchente de maio de 2024.

Fontana destacou que, embora a questão seja complexa e o governo estadual atue apenas como mediador junto à União, Gabriel Souza demonstrou amplo conhecimento sobre a infraestrutura e as necessidades de recuperação. “O Estado contratou uma empresa técnica para realizar o estudo de viabilidade econômica, e, com base nisso, Gabriel Souza está muito bem informado”, comentou.

Na próxima terça-feira, 25, o governador em exercício viajará a Brasília para se reunir com o ministro interino dos Transportes, Jorge Santoro, e demais responsáveis pela pasta. O objetivo é discutir e cobrar, em âmbito federal, um diagnóstico detalhado dos prejuízos causados pelas enchentes. Além disso, uma das propostas é retirar da concessão da Rumo o trecho que compreende os passeios do Trem dos Vales entre Muçum e Guaporé.

O custo estimado para a recuperação da ferrovia é de R$ 102 milhões. Segundo Fontana, esse valor, dentro do contexto ferroviário, é considerado relativamente baixo e pode ser viabilizado por diferentes frentes. Uma das possibilidades é o Funrigs, já que se trata de uma obra de resiliência. Ele também ressalta que a iniciativa privada pode contribuir para alcançar esse montante, desde que haja a garantia de que o projeto tenha longa duração.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais