Secretaria Municipal de Segurança Pública concedeu ontem a Medalha Capitão Pedro Siebra, distinção máxima por parte do município. O ato de entrega da medalha ocorreu no Salão de Eventos da Prefeitura.
A honraria refere-se ao ano de 2020, quando não houve entrega da medalha em razão da pandemia. No evento, 42 personalidades se destacaram pela sua dedicação em prol da segurança pública de Lajeado e região e receberam a distinção, que se divide nos graus Ouro e Prata. “Os resultados que temos conseguido atingir no combate à pandemia foi com muito trabalho e união”, destacou o prefeito Marcelo Caumo.
Nesta edição, além dos profissionais de salvamento e segurança, foram reconhecidos os profissionais da saúde, figuras importantes no combate à pandemia do coronavírus. Entre eles, o vice-presidente do Hospital Bruno Born, Marcos Rogério de Castro Frank.
“Conseguimos salvar muitas vidas graças ao apoio do poder público, Unimed, Univates e a todos os profissionais que ajudaram nessa missão de não deixar ninguém sem atendimento médico em Lajeado durante a pandemia”, contou Frank.
O diretor-executivo do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke, agradeceu a honraria em nome dos profissionais da segurança pública que receberam a medalha do grau ouro. “Aqui encontrei pessoas que têm coragem de lutar e disputar por cada jovem contra o tráfico e contra a violência, levando o amor para todas as famílias”, disse Alberto referindo-se às ações do programa Pacto Lajeado pela Paz.
Representando os agraciados do grau Prata, a diretora do Presídio Estadual Feminino de Lajeado, Rita de Cássia Donini, destacou que a segurança pública é um direito individual e fundamental para o cidadão. “Essa homenagem representa o trabalho em equipe, que de forma construtiva, tem dado resultados positivos para a sociedade”, disse Rita de Cássia.