Habilidades socioemocionais: como desenvolver?

Produzido por Estúdio A

Habilidades socioemocionais: como desenvolver?

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Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria McKinsey revelou aspectos importantes sobre a relação dessas competências e o novo mercado de trabalho Conforme o relatório, até 2030, haverá uma diminuição de 14% nas horas trabalhadas em tarefas manuais.

Com a automatização de vários processos, essas atividades podem ser facilmente substituídas. Mas o mesmo não acontece com as chamadas soft skills. O levantamento mostrou que as habilidades socioemocionais terão relevância 24% maior, com destaque para capacidade de liderança e proatividade.

Criatividade, persuasão, resiliência e espírito de liderança fazem parte do hall das soft skills mais consideradas, hoje, na hora de contratar um novo membro para a equipe. As organizações também procuram desenvolver as habilidades socioemocionais dos funcionários, buscando um quadro mais colaborativo, de comunicação mais fácil e com mais tolerância aos momentos de pressão.

As habilidades socioemocionais são aquelas que jamais serão substituídas pelas máquinas, não importa o quão avançada seja a tecnologia. Elas podem aparecer em duas esferas: a interpessoal, que é a interação com os outros, e a intrapessoal, a maneira de relacionar-se consigo mesmo.

A harmonia entre esses âmbitos fazem o ser humano mais flexível, proativo e que institui convivências mais saudáveis, seja pessoal ou profissionalmente. Saber se relacionar, interpretar o ambiente ao seu redor e responder de acordo, gerir as próprias emoções e outras qualidades são adquiridas a partir do desenvolvimento da inteligência emocional.

Dicas:

1. Esteja em dia com o seu emocional

No dia a dia, por diversas vezes, acabamos relevando situações que nos deixam desconfortáveis e tentamos deixar para lá. Por um tempo, pode até funcionar. Mas, certo dia, você se flagra mais irritado que o normal e pensando mais sobre essas pequenas chateações. Inevitavelmente, isso se reflete em falta de concentração para trabalhar além de reações mais incisivas ou em tom ríspido com os colegas.

Se isso já aconteceu com você, não se culpe. Mas, também, não ignore os males que essas emoções suprimidas podem trazer. Para que o momento da “explosão” não chegue, é preciso não deixar que os sentimentos se acumulem. Comunicar-se com clareza, estabelecer limites nas relações e conseguir expressar suas insatisfações com tato são habilidades socioemocionais importantes para o ambiente de trabalho.

2. Invista nas suas relações

Seja com superiores diretos ou com colegas do mesmo nível hierárquico, as organizações estão mais atentas às relações que se desenvolvem no ambiente profissional. Os motivos vão desde formar equipes centradas na resolução de problemas até promover uma cultura organizacional forte. Mas, especialmente, porque a construção de relacionamentos saudáveis se reflete diretamente no engajamento e produtividade dos colaboradores.

Um estudo realizado pela Dale Carnegie Training com 500 líderes dos Estados Unidos, mostrou que, quando o gestor está realmente empenhado em angariar a cooperação dos funcionários, 51% dos empregados se mostram totalmente engajados. Ainda, 93% dos líderes pesquisados concordam que os colaboradores totalmente envolvidos produzem melhores resultados que os que não estão.

3. Trabalhe sua confiança

Ser autoconfiante pode te levar mais longe. Mas isso está diretamente ligado a outras habilidades socioemocionais importantes, como a autodisciplina. Como toda e qualquer soft skill, essa habilidade pode ser desenvolvida e aprimorada. Pessoas que acreditam no seu potencial têm claros traços de liderança, arriscam mais e são mais proativas frente às dificuldades. Assim, recebem salários mais altos e têm mais chances de prosperar na carreira.

Como a Dale Carnegie pode ajudar os líderes nesse processo?

A Dale Carnegie, é reconhecida mundialmente como referência em treinamentos corporativos.Para construção de relacionamentos bem-sucedidos e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a empresa baseia-se no Princípio das Relações Humanas, que acredita que todo sucesso começa e termina com as pessoas.

A partir destes princípios, líderes têm o apoio necessário para influenciarem de forma positiva para obter cooperação dos liderados; construírem relacionamentos produtivos e confiáveis; liderarem a mudança.

Fonte: portaldalecarnegie.com